Assessoria de cobrança

Você sabe por que a assessoria de cobrança é importante?

Por 26 de junho de 2018dezembro 2nd, 2019Sem comentários

O momento econômico que o país enfrenta é um desafio a mais na luta para manter a saúde financeira de um negócio em dia. Oscilações e instabilidades, aliadas à alta competitividade do mercado, podem ser fatores decisivos e provocar rombos significativos nas finanças das empresas. Mas, para além disso, existe outro ponto que tem se tornado bastante comum e, em muitos casos, longe de ser intencional: a inadimplência. E é neste ponto que uma assessoria de cobrança atua.

 

Para se ter uma ideia, dados divulgados pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), o número de brasileiros endividados, em fevereiro de 2018, era estimado em 61,7 milhões. O valor representa 40,5% da população adulta e, em comparação com o mesmo mês de 2017, o crescimento no número de endividados foi de 2,71%. E se tem clientes finais endividados, toda a cadeia produtiva paga por isso, inclusive as empresas, que deixam de receber.

 

Sabendo que o número é crescente e, tendo consciência de que este é um problema sobre o qual nenhum empreendedor está imune, contratar uma assessoria de cobrança é fundamental para, mais que diminuir o número de inadimplentes e arrecadar recursos de maneira eficaz, assertiva e sem sobressaltos, oferecer ao cliente uma maneira de se reorganizar financeiramente, quitar dívidas e voltar a ter crédito. Dessa forma, além de manter o equilíbrio financeiro do seu negócio, você também cria e estreita uma relação de confiança com o seu cliente.

 

Pensando nisso, preparamos este post para mostrar o que é uma assessoria de cobrança e quais as diferenças e impactos de contratar um serviço especializado ao invés de destacar uma equipe interna para essa atividade. Confira!

Assessoria de cobrança: como funciona?

Diferentemente de apenas ter uma equipe destacada dentro da empresa para realizar cobranças, a assessoria é um serviço terceirizado e especializado, responsável por cobrar os clientes para que efetuem os pagamentos de valores devidos à credora, após o vencimento de cheques e duplicatas. Mas, além de efetivamente realizar a cobrança, a assessoria de cobrança se preocupa com o relacionamento comercial, que envolve a negociação, seja ela antes, seja depois dos vencimentos, bem como a manutenção dos clientes e a imagem da empresa no mercado.

 

Ou seja, a assessoria de cobrança funciona, claro, como o próprio nome sugere, como um serviço que tem a função de cobrar o que é devido, mas realiza essa negociação com a preocupação de recuperar o relacionamento de confiança com o cliente, enxergando-o como alguém que poderá manter negócios e gerar lucro para a empresa em novas oportunidades. Por meio desse trabalho, são definidas estratégias para saber quando avançar em cada fase da cobrança e também a planejá-la mesmo antes do vencimento.

Quais as vantagens em contratar uma assessoria de cobrança?

Uma das vantagens de contratar uma assessoria de cobrança é ter a certeza de que a relação da sua empresa com o cliente será preservada ao máximo, afinal, a cobrança é um processo delicado, que exige resiliência e respeito e, em alguns casos, é até mesmo constrangedor, o que pode retrair o cliente. Ao invés de cobrar incisivamente, ameaçando com a possibilidade de negativação, o serviço especializado procura entender o que aconteceu para que a dívida não fosse sanada e oferece caminhos viáveis para a regularização.

 

Essa sensibilidade e empatia exige capacitação e dedicação e, muitas vezes, as empresas não contam com profissionais especializados para realizar essa negociação de forma cuidadosa e amistosa. Lidar com um assunto tão sensível e com reações inesperadas exige muito preparo e conhecimento desse trabalho, o que mostra que não é algo possível de ser feito por qualquer profissional, por melhor intencionado que seja, e sem uma mínima infraestrutura.

 

Ao contrário, a assessoria de cobrança é especializada nesta tarefa e treina seus colaboradores para que possam fazer os clientes se sentirem confortáveis e confiantes em negociar uma dívida e voltar a fazer negócio. Direcionar o trabalho de cobrança para uma assessoria também melhora os seus processos internos, já que essa atividade deixa de ser acumulada às obrigações relacionadas à atividade-fim da empresa.

 

Diante disso tudo, se a sua empresa precisa de recursos imediatos para contratar uma assessoria de cobrança, entre em contato com a Valorem e antecipe seus recebíveis. Com essa alternativa de crédito, você tem acesso em poucas horas a um dinheiro que já é do seu negócio, mas que só entraria na sua conta depois de certo prazo.

 

Para conhecer melhor essa solução, acesse nosso e-book sobre o assunto. É só clicar na imagem abaixo e fazer o download gratuito!

 

 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e deixe sua opinião no espaço para comentários!

Comente