Assessoria de cobrança

Tratando de dívida e calote sem prejuízos para ninguém

Por 8 de setembro de 2016dezembro 2nd, 2019Sem comentários

Quem vende tem direito de receber pelo produto ou serviço oferecido. Esta é uma máxima incontestável. Além disso, todo o planejamento de uma empresa é baseado no seu ritmo de produção, suas metas e vendas. Quando algum cliente não paga pelo que comprou, esse ciclo fica comprometido. Ainda que haja um espaço de segurança, melhor seria que não fosse necessário contar com esse recurso emergencial, não é verdade? Mas outra situação precisa ser considerada com muita seriedade: em muitos casos, dívida e calote não são sinônimos. E a gente vai explicar por quê.

 

Obviamente que a má-fé existe. Não sejamos ingênuos em acreditar que não ocorre tal situação. No entanto, para grande parte das pessoas e empresas, estar endividado não é motivo de tranquilidade. Raras são as que se orgulham de ter conseguido passar a perna em algum fornecedor. Geralmente a inadimplência é consequência de uma situação difícil. Gestores competentes, diante de uma ocorrência como essa, fazem o possível para equilibrar as contas e honrar com seus compromissos.

 

Não à toa existem várias soluções no mercado que buscam ajudar empresas em dificuldades. Investimentos, empréstimos e antecipação de recebíveis são alguns recursos utilizados por administradores para fugir de momentos complicados, não se indispor com fornecedores e evitar uma má avaliação perante os clientes e os próprios funcionários.

 

Cobrança terceirizada para tratar dívida e calote da forma apropriada

Portanto, considerando que diferentes razões levam à dificuldade de pagamento, é preciso um exercício de empatia, sob o risco de perder o cliente. Uma abordagem agressiva e desconectada da realidade pode causar não o sentimento de urgência em quitar o saldo, mas um efeito reverso, gerando o sentimento de se livrar logo de um fornecedor sem tato para lidar com uma situação tão infeliz.

 

Se a sua empresa fez todo o trabalho de conquista e mantém um bom relacionamento com esse cliente, o esforço deve ser feito no sentido de compreender o momento por qual ele passa, apresentar soluções para que ele consiga se ajustar com você e reintegrá-lo na lista de ativos. Isso é benéfico para a sua empresa, que vai receber pelo que vendeu e permanecer em contato com um cliente comprometido, e para o cliente, que diante de um fato tão delicado se viu compreendido. Certamente ele vai estreitar ainda mais o relacionamento.

 

Por outro lado, se for identificado que o não pagamento ocorre por má-fé, também é necessário experiência. Uma empresa que age dessa maneira tem métodos próprios para dificultar o pagamento. Sendo assim, conhecer técnicas profissionais e eficazes que recuperem esse valor é de extrema importância para não acumular prejuízos.

 

Conheça as vantagens da cobrança terceirizada e fale com quem tem experiência no assunto para realizar esse trabalho. Esta é a melhor solução para abordar da forma mais correta os inadimplentes sem causar prejuízos de qualquer natureza ao seu negócio.

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