Investimentos

O que é e por que é importante conhecer o seu perfil de investidor

Por 11 de dezembro de 2018setembro 27th, 2019Sem comentários

Antes de fazer investimentos, é comum e essencial que o investidor analise o mercado a fim de encontrar as melhores oportunidades de acordo com os seus objetivos financeiros. Mas você sabia que, além de fazer essa avaliação, também é importante conhecer o seu perfil de investidor? Fique atento a este artigo e descubra qual é o seu!

O que é o perfil de investidor

Se você já procurou uma instituição financeira pensando em investir nos produtos que ela oferece, é muito provável que tenha refletido sobre suas metas, sua renda mensal, sua experiência em relação ao mercado, entre outras questões, certo? Esses questionamentos são necessários para conhecer o seu perfil de investidor, o que garante mais segurança para você investir.

Com as respostas é possível conhecer o seu perfil do investidor, que funciona como um guia sobre quais são os investimentos mais indicados para cada pessoa.

Quais são os perfis de investidor

Embora cada instituição financeira possa desenvolver diversas nomenclaturas e descrições para cada tipo de cliente, normalmente são utilizados três perfis de investidor:

Perfil conservador: este tipo de investidor prioriza a segurança, prefere não assumir riscos e também não suporta perdas e falta de liquidez. Para preservar seus recursos, aceita investir em produtos com rentabilidade abaixo da média, desde que não apresentem muita volatilidade. Dessa forma, investidores conservadores podem até fazer uma pequena parte de suas aplicações em operações de riscos diferenciados, mas a maior parcela da sua carteira é destinada a produtos de baixo risco, como investimentos em renda fixa;

Perfil moderado: este investidor também gosta de segurança em seus investimentos, mas aceita investir em produtos com maior risco que possam oferecer uma rentabilidade maior em longo prazo. Assim, sua carteira é diversificada, com investimentos de riscos diferenciados, como ações na Bolsa e debêntures;

Perfil arrojado: este investidor aceita correr mais riscos, principalmente diante da possibilidade de ganhos maiores em longo prazo. Ele entende que o maior retorno está diretamente ligado ao risco e não tem receio disso. Dessa maneira, a maior parcela de sua carteira é voltada a investimentos de alta volatilidade, porém, uma pequena parte de suas aplicações é feita em produtos de baixo risco, a fim de preservar seu patrimônio.

Conforme a CVM, no caso dos questionários apresentados por consultorias, por exemplo, o perfil do investidor deve ser atualizado a cada 24 meses. E essa é uma boa referência para que você possa fazer sua própria reanálise do seu perfil. Ainda assim, ninguém é obrigado a seguir as instruções relacionadas ao seu perfil.

Por isso, caso um investidor conservador queira investir em aplicações de alto risco, por exemplo, ele pode fazer isso, desde que assine um termo de ciência de inadequação diante da consultora que contratou ou, caso não busque esse tipo de serviço, tenha pelo menos a consciência do preparo psicológico necessário para lidar com aplicações mais voláteis.

A importância do perfil do investidor

O perfil do investidor oferece segurança a quem pretende investir. A partir dessas informações, é possível conhecer seus objetivos, sua situação financeira e seu conhecimento sobre o assunto. Tudo isso ajuda a garantir que seus investimentos possam proporcionar o resultado esperado, de acordo com os riscos que o investidor está disposto a enfrentar.

Aqui na Valorem, nós oferecemos aplicações em FIDC e em debêntures, duas opções de alta qualidade, que oferecem baixo risco e alto retorno, ideais para qualquer um dos perfis de investidor. Isso porque, embora seja aplicações em renda fixa, têm rentabilidade elevada.

Para conhecer mais sobre o FIDC, confira nosso e-book sobre o tema, que mostra como esse tipo de fundo é uma ótima oportunidade para conquistar rendimentos acima da média. Clique no botão abaixo para fazer o download:

Em nosso blog, você ainda encontra outros materiais para entender melhor como as debêntures de securitizadoras podem oferecer um ótimo retorno com alta liquidez e segurança! E se você quiser saber mais sobre investimentos, entre em contato com a nossa equipe. Estamos à disposição!

Comente