Investimentos

O que são Debêntures e como elas funcionam?

Por 24 de março de 2021abril 22nd, 2021Sem comentários
debentures como elas funcionam

Debênture são títulos de dívida de médio e longo prazo que confere a seu detentor o direito de um crédito contra a companhia emissora. Quem investe em debêntures se torna credor dessa companhias. Confira as dúvidas mais comuns relacionadas a debêntures, respondidas por Anderson Ramos.

O que é CDI?

CDI significa Certificado de Depósito Interbancário, foi criado para lastrear as operações de curtíssimo prazo entre os bancos. Para o investidor, o importante é saber que o CDI funciona como uma taxa de referência da renda fixa. A maioria das aplicações de renda fixa pós-fixada referenciam a rentabilidade no CDI.

O que é ganhar 100% do CDI?

Hoje o CDI está em 1,90% a.a. Logo, ganhar 100% do CDI é fazer referência a esta rentabilidade.

Como posso ganhar acima do CDI?

Aplicar em debêntures é uma ótima opção. Na Valorem, aos títulos podem ser considerados mais seguros, pois estão diluídos em muitas cobranças pequenas, que são os clientes das empresas que descontaram os títulos conosco.

Portanto, todos os clientes teriam que deixar de pagar seus títulos para haver uma inadimplência do valor total emprestado. Parte da rentabilidade adquirida com essa antecipação de recebíveis é devolvida na forma de retorno do investimento do debênture aplicado aqui. O retorno médio é de 8,08% a.a.

Qual a diferença entre investir em debêntures e poupança?

Na poupança, o ganho é uma taxa pré-fixada de 0,12% a.m. Já em debêntures pode-se ter a taxa de 0,65% a.m. Essa diferença de taxas chama-se custo de oportunidade, pois quando mais alta a taxa de remuneração, melhor para o investidor.

Renda Fixa não é o nome do investimento específico e sim da classe de ativos com a mesma característica – remunerar os investidores com regras pré-definidas.

Por que a rentabilidade está relacionada a liquidez?

Porque são características do ativo a ser aplicado, quando mais líquido o ativo, mais baixa a rentabilidade e vice-versa. Exemplo: Poupança paga 0,12% a.m., mas você pode sacar a qualquer momento.

Por que a rentabilidade está relacionada a risco?

Risco é a probabilidade de insucesso de determinado negócio, em função de um acontecimento eventual, incerto, e quando a ocorrência não dependa da vontade dos interessados. Por exemplo:

Risco de mercado: é o risco de oscilação de preços do papel, que pode trazer retorno positivo ou negativos para o investidor. As ações tem risco de mercado porque o preço dos papéis muda a todo momento, a cada negociação que é feita na Bolsa de Valores. Já nas aplicações de Renda Fixa não temos essa oscilação, pois as taxas são pré-fixadas.

Quais as vantagens de investir em debêntures da Valorem?

  • Taxas mais rentáveis e acima da média do mercado.
  • Prazos curtos.
  • Assessoria financeira para seus investimentos.

Autor: Anderson Ramos

A Valorem é uma securitizadora especializada em Soluções Financeiras. Clique e conheça nossos serviços de Investimento em Debêntures

Comente