Antecipação de recebíveis

O que é antecipação de recebíveis? Conheça essa modalidade de crédito!

Por 17 de setembro de 2019dezembro 17th, 2019Sem comentários
o que é antecipação de recebíveis

Antecipação de recebíveis é uma operação que disponibiliza o valor das vendas a prazo antes da data negociada com o cliente para recebimento. O cliente, por sua vez, continua com o prazo para pagar. É uma modalidade de crédito que pode ser negociada em várias instituições financeiras, com taxas e características diversas. Para entender com mais detalhes o que é antecipação de recebíveis, siga com a gente neste artigo!

Ainda em dúvida sobre o que é antecipação de recebíveis?

Funciona basicamente assim: uma empresa entrega cheques, duplicatas ou borderôs das suas vendas a prazo à instituição que oferece essa modalidade de crédito. Os documentos são analisados, de modo a verificar a procedência da venda e o risco da operação. Caso sejam aprovados, o dinheiro é disponibilizado em poucos dias ou até mesmo em poucas horas.

 

A rapidez da antecipação depende de com quem o negócio for feito, já que são diversas as instituições que oferecem a antecipação de recebíveis. Portanto, é necessário conhecer as diferenças nas práticas de cada um dos fornecedores e optar pela alternativa que garanta o melhor custo-benefício, atendendo às necessidades da sua empresa.

Onde buscar a antecipação dos recebíveis?

Basicamente, são três instituições que oferecem antecipação de recebíveis. Conheça cada uma delas:

Factorings

Nessas empresas, a antecipação de recebíveis é a matéria-prima de trabalho. Ou seja, o lucro vem da taxa de deságio aplicada. Sendo assim, são as instituições mais fáceis de se negociar, mas também costumam ter as taxas mais altas do mercado. É importante lembrar que, em muitas factorings, se o cliente não pagar, a sua empresa fica responsabilizada pela inadimplência.

Bancos

Os bancos oferecem a antecipação de recebíveis como mais um produto da sua extensa lista de ofertas. Contudo, como não faz parte de nenhum pacote de crédito incluso na conta de seus clientes, a burocracia envolvida para aprovação do crédito é bastante pesada. Em compensação, têm capacidade de oferecer taxas mais competitivas.

FIDCs e securitizadoras

Nos FIDCs e securitizadoras, a receita das operações vem de investimentos financeiros. Isso porque os recebíveis são comprados para virarem cotas para FIDC ou debêntures para as securitizadoras. Assim, essas empresas oferecem taxas mais competitivas e possuem uma estrutura de análise de crédito que torna a burocracia menos volumosa em comparação com os bancos.

Há desvantagens na antecipação de recebíveis?

Se você chegou até este artigo querendo saber o que é antecipação de recebíveis, certamente pode ter alguma dúvida sobre as desvantagens dessa modalidade de crédito. A verdade é que qualquer tipo de ajuda financeira tem potencial de ser negativa para os seus negócios. Como diz o ditado, “a diferença entre o remédio e o veneno é a dose”.

 

Considerando isso, fique tranquilo! De modo prático, não há qualquer risco ou aspecto negativo em buscar a antecipação de recebíveis. Ela é uma operação de crédito como um empréstimo ou um financiamento. A diferença é que o empréstimo vai causar uma dívida de médio e longo prazo com juros expressivos. O financiamento também endivida sua empresa por um tempo considerável, mas embora tenha juros menores, só pode ser utilizada para fins específicos.

 

Nesse contexto, o que é antecipação de recebíveis? É uma escolha mais vantajosa, porque permite acessar esse recurso que você precisa mais rapidamente. Além disso, a sua empresa não se endivida (afinal, é um dinheiro que já é seu, ele só foi antecipado) e a quantia pode ser usada para a finalidade que for necessária no seu negócio, sem restrições (como as impostas pelos financiamentos).

 

Obviamente que, se utilizada indiscriminadamente, essa alternativa pode causar problemas para a gestão financeira. O ideal é que tudo faça parte do seu planejamento estratégico e a antecipação de recebíveis sirva como um suporte útil, não como um item indispensável da sua administração.

 

Depender exclusivamente de qualquer opção de crédito, seja ela qual for, para manter a saúde financeira, traz um alto potencial de dificuldades gerenciais para uma empresa. Mas isso, é importante ressaltar, não tem a ver sobre o que é antecipação de recebíveis. Tem a ver, sim, com o bom uso do crédito, algo que deve ser considerado em qualquer circunstância, pessoal ou empresarial.

Quando usar e como escolher o fornecedor de antecipação de recebíveis?

Levando em conta o alerta que acabamos de fazer sobre a importância de não depender exclusivamente de nenhuma alternativa de crédito, você pode usar a antecipação de recebíveis quando quiser! 

 

Não, não estamos entrando em contradição. Uma coisa é depender de crédito, ou seja, não conseguir, com o volume de vendas da sua empresa e com as ações gerenciais e de gestão financeira, garantir recursos para o pleno funcionamento das suas operações e o desenvolvimento do seu negócio

 

Outra coisa é usar a antecipação de recebíveis quando quiser. Isso significa que não há um momento, uma época ou uma situação específicas que demandem a busca por esse recurso. Geralmente, ele costuma ser útil em épocas de grande aumento de custos, como os gastos de fim de ano ou na preparação para períodos sazonais.

 

 

Mas a sua empresa pode solicitar a antecipação dos recebíveis para cobrir um furo de caixa inesperado, para solicitar matéria-prima diante de um pedido volumoso do seu cliente ou para contornar uma situação de crise. A necessidade é você quem faz!

 

Quanto ao fornecedor a ser escolhido, um requisito fundamental é observar o atendimento. Já que o uso de crédito, como repetimos algumas vezes aqui no artigo, é um assunto delicado, contar com uma assistência profissional e dedicada pode fazer a diferença. Dessa forma, a sua empresa pode ser orientada a utilizar esse recurso com consciência e, a partir disso, planejar melhor sua gestão.

 

Outro aspecto a considerar é a rapidez da resposta. Um dos principais benefícios da antecipação de recebíveis é conseguir o dinheiro rapidamente. Por isso, ter um fornecedor que dê um retorno rápido e faça o depósito com essa mesma agilidade é o mínimo a se esperar.

 

A Valorem garante isso a você. Com quase duas décadas de experiência no mercado, oferecemos antecipação de recebíveis em diversas modalidades, para diferentes contextos e necessidades da sua empresa. Nossa resposta ao seu pedido é rápida e o depósito do dinheiro, após o crédito aprovado, é feito em poucas horas.

 

Nossa equipe é especializada no assunto e realiza um atendimento dedicado e personalizado, avaliado positivamente por 99% dos nossos clientes. Tudo isso com taxas competitivas e uma variedade de soluções complementares para reforçar e solidificar a gestão financeira da sua empresa.

 

Quer saber mais sobre o que é antecipação de recebíveis, sobre o nosso trabalho e as soluções que oferecemos? Fale com a gente ou deixe o seu comentário no espaço abaixo!

 

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Compartilhe ele com seus colegas e nos procure em caso de necessidade. Estamos sempre à disposição para atendê-lo.

 

Comente