Meios Eletrônicos de Pagamento

Meio de captura de vendas: conheça as soluções existentes no mercado

Por 25 de julho de 2019dezembro 17th, 2019Sem comentários
Meio de captura de vendas

Um bom meio de captura de vendas é aquele que facilita a vida do comprador e garante a segurança do vendedor. Se o termo não é familiar, uma rápida explicação: um meio de captura de vendas permite a alguém receber por um produto que vendeu ou um serviço que prestou. Como existem vários meios de pagamento, deram esse nome para a variedade de soluções existentes.

 

Porém, há um destaque que precisa ser feito: meio de captura de vendas não é igual a forma de pagamento. Esta última diz respeito à maneira que o cliente vai pagar, que pode ser em dinheiro, cheque, boleto, depósito bancário, transferência ou cartão de crédito e débito. O outro conceito, por sua vez, está associado às soluções eletrônicas de recebimento das vendas.

 

Neste artigo, vamos apresentar algumas alternativas presentes no mercado para que você conheça e procure a melhor para você. É fundamental que você fique atento a essa variedade de soluções porque, além de cada uma delas funcionar de uma maneira diferente para cada negócio, elas também atendem a diferentes expectativas e comportamentos dos clientes. Confira!

Meios de captura de vendas existentes

Determinado meio de captura de vendas pode ser adequado para uma loja de roupas, por exemplo, mas não ser interessante a um posto de combustível. Da mesma maneira, um e-commerce vê em uma solução algo extremamente aderente à sua realidade, ao passo que um profissional autônomo tem outra necessidade. 

 

Por isso é tão interessante conhecer cada meio de captura de vendas. Eles têm o potencial de fidelizar o seu cliente a partir da facilidade e praticidade de pagamento e proporcionar mais dinamismo na sua gestão de vendas.

Split de pagamento

É uma solução que direciona o valor de uma única venda para diferentes vendedores. É utilizado principalmente em marketplaces. Nesses ambientes, o cliente acaba enchendo um carrinho de compras com produtos de várias lojas. Na hora de fazer o pagamento, é o split de pagamento que vai distribuir o valor correspondente de cada produto a quem está ofertando ele. O cliente, por sua vez, paga tudo como sendo para uma loja só.

Carteira digital (e-wallet)

Trata-se de um ambiente seguro para armazenamento dos dados bancários e também do cartão de crédito. Essas informações são criptografadas para que o dono acesse ao fazer uma compra na internet. Dessa maneira, o cliente não precisa fornecer nenhuma informação à loja, já que o usuário é redirecionado à carteira digital para seguir pelas etapas de autenticação. Depois disso, ele volta ao ambiente da venda para fechar o pedido.

TEF

A sigla significa Transferência Eletrônica de Fundos, que nada mais é que aquela maquininha de cartão integrada ao PDV. Ela é muito interessante para integrar as informações do sistema com o meio eletrônico de pagamento. Dessa maneira, diminui-se o risco de cobrar um valor diferente daquele que efetivamente deve ser registrado. É uma solução muito útil em lojas que fazem vendas com muitos itens, como supermercados. Nesses locais, os valores são muito quebrados (nos reais e nos centavos), portanto, o TEF pode agilizar o processo e evitar erros.

Gateway de pagamento

Este meio de captura de vendas é muito parecido com o TEF, embora aqui não haja uma maquininha física. Ele é utilizado em e-commerces e integrado ao sistema. É um item indispensável para quem quer atuar na internet.

POS

A sigla vem do inglês Point of Sale (Ponto de Venda) e nada mais é do que a boa e conhecida maquininha de cartão. Portátil ou não, ela é um item essencial para todo estabelecimento com ponto de vendas presencial. Ela permite que as vendas em cartão de crédito ou débito sejam aceitas, bem como vales alimentação e refeição. Ao fim da venda, elas emitem um comprovante impresso, que não serve como documento fiscal.

POS mini

Cada vez mais populares, as POS mini são maquininhas de cartão muito utilizadas por vendedores autônomos e prestadores de serviço (manicures, vendedores de rua, cabeleireiros e barbeiros, entre outros). Há várias versões desse aparelho, que podem ou não precisar do smartphone ou tablet para completar a venda. O comprovante é enviado ao cliente de maneira eletrônica.

Venda com link

Nesta modalidade, a loja cadastra um link de pagamento para cada produto, que leva o cliente diretamente à etapa de inserção das informações do cartão. Funciona bem nas redes sociais, por exemplo. Ao fazer o anúncio de um produto, pode haver um link associado ao post. Se o cliente se interessar, ele clica e já vai para o ambiente de vendas, finalizando rapidamente o processo. Esse link também pode ser enviado por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, favorecendo vendas remotas mesmo para lojas que tenham pontos de venda físicos.

Encontrar a fornecedora de meios eletrônicos de pagamento é essencial

Conseguimos apresentar alguns meios de captura de vendas para você. Como a tecnologia e a exigência dos consumidores é cada vez maior, é natural que esse cenário se transforme e cresça, proporcionando ainda outras modalidades para facilitar a vida e o trabalho de todos. 

 

Alguns, como o contacteless ― aquele cartão de crédito que autoriza a transação por aproximação ― ou mesmo o pagamento dessa mesma maneira com o smartphone, acabamos deixando de lado porque, apesar de serem meios de pagamento diferentes, eles exigem a maquininha, que apresentamos aqui. Para aceitar essas transações, basta que a maquininha tenha a tecnologia.

 

O mais importante dessa história toda, porém, é você escolher um fornecedor de meios eletrônicos de pagamento que esteja aberto a apresentar essa variedade de soluções à sua empresa ao mesmo tempo que garante segurança nas operações. E mais que isso: você sabe que um atendimento próximo e atencioso é fundamental para resolver as questões do dia a dia, e esse aspecto costuma ser bastante sensível no mercado.

 

É por isso que existe a ValoremPay. Nós queremos garantir a você uma nova experiência em meios eletrônicos de pagamento. Além de oferecermos equipamentos de alta tecnologia e conectados a diferentes formas de pagamento, também temos uma variedade de meios de captura de vendas que podem ser incorporados ao seu negócio.

 

Para facilitar, a ValoremPay é perfeitamente integrável a vários sistemas, agilizando o processo de implantação e garantindo mais facilidade na sua busca por resultados qualificados. Quer conhecer melhor as nossas soluções? Então, entre em contato com a gente!

 

 

E, claro, se restaram dúvidas sobre esse assunto de meio de captura de vendas ou se você tem alguma experiência sobre alguma dessas variedades que apresentamos aqui, deixe o seu comentário no espaço abaixo! 

Comente