Investimentos

Confira as vantagens dos investimentos lastreados em recebíveis

Por 28 de fevereiro de 2019dezembro 17th, 2019Sem comentários
Investimentos lastreados em recebíveis

Ao decidir aplicar o seu dinheiro, é fundamental entender como ele estará lastreado. É uma informação básica para ter noções de segurança, rentabilidade e qualidade no que diz respeito a taxas de administração e tributação. Considerando todas essas variáveis, não é exagero dizer que os investimentos lastreados em recebíveis são alguns dos mais interessantes no mercado.

Logicamente que a decisão final não deve acontecer só por conta dessa informação. Conhecer o lastro da aplicação é apenas o ponto de partida para você verificar outras características essenciais em um investimento de qualidade. Ainda assim, neste artigo, vamos explicar por que os investimentos lastreados em recebíveis são tão positivos.

Investimentos lastreados em recebíveis

Existem vários investimentos lastreados em recebíveis disponíveis. Normalmente, esses títulos de dívidas são transformados em investimentos pelo trabalho das securitizadoras. São elas que compram os recebíveis no mercado para transformá-las em alternativas rentáveis e possíveis de serem negociadas.

Cada setor da economia possui seus próprios investimentos lastreados em recebíveis, como o imobiliário e o agronegócio, só para citar dois exemplos. A seguir, vamos apresentar duas das alternativas existentes e extremamente qualificadas que podem dar a oportunidade de você variar suas aplicações com segurança e tranquilidade.

Debêntures lastreados em recebíveis

Naturalmente, as debêntures são aplicações negociadas na Bolsa de Valores lastreadas em títulos de dívidas emitidos por empresas. Por conta disso, a liquidez desse investimento costuma ser baixa, já que o resgate dos rendimentos pode acontecer em até dez anos. Mas essa não é a realidade nas debêntures lastreadas em recebíveis.

Quando uma securitizadora compra a dívida de uma empresa, ela pode transformar o título em debêntures, dando a oportunidade de outros investidores adquirirem e lucrarem com um risco reduzido. O que torna essa operação tão benéfica ao investidor é que esse título não fica atrelado a apenas uma empresa ou um título de dívida.

Assim, como o resgate não está condicionado ao retorno de uma única empresa, o acesso a esse recurso pode se dar de maneira muito mais rápida. Além disso, a pulverização dos recebíveis permite mais segurança ao investimento, já que a debênture é formada por mais de um título de dívida. Em caso de inadimplência, a integralidade da aplicação não é afetada.

Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios

O Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios, também conhecido como fundo de recebíveis ou simplesmente FIDC,é um investimento de longo prazo com aplicação de recursos em recebíveis, de modo que a origem dos direitos creditórios que formam a carteira de ativos são os créditos que uma empresa tem para receber.

Esses créditos são transformados em cotas, que podem ser das categorias sênior ou subordinada. A cota sênior tem rentabilidade prefixada e preferência no valor do resgate ou amortização. Já a cota subordinada, como o nome sugere, está subordinada à sênior, de modo que o cotista retira o dinheiro apenas quando a cota sênior for resgatada.

O resgate varia de acordo com as características do fundo. Ele pode ser tanto de sistema aberto, no qual é possível acessar os ativos a qualquer momento de acordo com as regras do fundo, quanto fechado, que apresenta um prazo específico para resgate.

A rentabilidade varia de fundo para fundo, podendo ser influenciado pelos indicadores IGP-M do IPCA ou da taxa Selic. No entanto, as cotas subordinadas podem exceder o valor prefixado inicialmente em contrato, podendo ultrapassar 135% do CDI.

Como se trata de uma aplicação em renda fixa, o FIDC está protegido das oscilações do mercado. E conforme for a gestão desse fundo, a pulverização dos recebíveis ― a exemplo do que explicamos ao tratar das debêntures ― é uma garantia adicional ao investimento.

Valorem oferece investimentos lastreados em recebíveis

Para acessar esses dois investimentos que apresentamos aqui no artigo com segurança e tranquilidade, conte com a Valorem. Nós oferecemos debêntures e FIDC para sua aplicação e gerimos tudo de maneira conservadora, focados em garantir alternativas de aplicação compatíveis com as necessidades de cada perfil de investidor.

Por isso, fique à vontade para entrar em contato com a gente e conhecer melhor o que podemos oferecer em matéria de investimentos. Caso tenha alguma dúvida sobre investimentos lastreados em recebíveis ou quiser dividir alguma experiência nesse sentido, deixe o seu comentário no espaço abaixo! Estamos sempre a postos para interagir com você!

Comente