InvestimentosRentabilidade

O melhor investimento para 2020 é em renda fixa. Entenda por quê!

Por 18 de novembro de 2019dezembro 17th, 2019Sem comentários
Investimento para 2020

Quer saber o melhor investimento para 2020? É só observar o contexto político e econômico do Brasil e do mundo para o próximo ano. Como a maioria das pessoas sabe, as aplicações em renda fixa são mais imunes às oscilações do mercado. E o ano que está aí à porta promete reunir muitos fatores que podem criar instabilidades, dúvidas e cautela.

 

Neste artigo, você vai verificar quais são esses elementos e por que a renda fixa pode se posicionar como o melhor investimento para 2020, sem perda na rentabilidade e na segurança. Confira!

Como escolher o melhor investimento para 2020

A política interfere diretamente na economia e é justamente por isso que quando qualquer fato envolvendo o dia a dia de Brasília ou das relações internacionais ganha relevância, ele influi nos dados econômicos. Daí o dólar sobe e desce, influenciando no preço dos combustíveis, que impacta na inflação, que atua sobre o volume de consumo.

 

Consequentemente, as bolsas reagem: empresas se desvalorizam rapidamente. Outras, na contramão dos motivos que fizeram o mercado se movimentar, ganham fôlego. Mas no dia seguinte o cenário todo pode mudar, basta uma decisão governamental, de dentro ou de fora do país, para reverter o quadro ou agravar ainda mais a situação.

 

Por conta de todo esse contexto, investir em renda variável exige uma administração criteriosa, cuidadosa e frequente das aplicações. É preciso saber negociar os papéis, agir rápido quando for a hora de vender as ações ou comprar novas quando os valores forem convidativos, sempre depois de uma análise que diga se eles podem ou não valorizar num futuro breve para não perder dinheiro.

 

Essa gestão fica ainda mais difícil em anos como o de 2020. Internamente, o Brasil está passando por uma série de reformas e privatizações. Àqueles que as apoiam, fica a expectativa de que o benefício alcance a mesma proporção que se planeja e também que haja uma aceitação do Congresso e do mercado a essas novas diretrizes.

 

Aos que pensam que a agenda de reformas deveria ser outra, a expectativa é que os ventos mudem e que as decisões políticas favoreçam as pautas que alavanquem a economia de uma forma diferente. Independentemente da visão, não há certeza sobre como esses assuntos serão tratados nas diferentes instâncias do poder. Assim, enquanto eles seguem em discussão, os dados econômicos continuam oscilando.

 

Para além das reformas, 2020 é ano de eleições municipais. Com um novo aquecimento dos debates políticos nos municípios, investimentos públicos podem ser interrompidos, a rotina do Congresso perde velocidade e a economia acaba acompanhando esse momento.

 

Lá fora, também é ano de os Estados Unidos escolherem novamente seu presidente, e como o dólar norte-americano regula a cotação das moedas no mundo inteiro, as movimentações políticas de lá inevitavelmente interferem nos resultados do Brasil e de diversos países importantes para o nosso comércio exterior.

 

Assim, apostar em commodities, em câmbio e em ações na bolsa de valores, por exemplo, pode não ser o melhor investimento para 2020. Então, o que resta para quem quer aliar rentabilidade com segurança e imunidade a todo esse contexto agitado do próximo período?

Renda fixa é a solução

As aplicações em renda fixa são muitas vezes encaradas como alternativas pouco interessantes por terem rendimento inferior e liquidez baixa. Mas isso não é verdade. Cada opção existente tem uma característica muito peculiar. Um fundo imobiliário, por exemplo, tem características muito diferentes de um fundo da dívida externa.

 

Dentro desse contexto, a regra de ouro para que o seu melhor investimento para 2020 esteja nas alternativas de renda fixa é pesquisar e conhecer as especificidades de cada aplicação. Dessa forma, é possível chegar a uma aplicação que reúna aquilo que é mais importante para quem está fazendo um investimento financeiro: retorno, segurança e liquidez.

Opções inteligentes em renda fixa

Dentre as alternativas de investimento para 2020 em renda fixa se destaca o Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC). De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), essa aplicação ganhou grande protagonismo em 2019 e esteve no radar dos investidores mais criteriosos.

 

Trata-se de um fundo lastreado em recebíveis, que são comprados pela gestora do fundo e posteriormente são transformados em cotas para o FIDC. A rentabilidade varia de fundo para fundo, podendo ser influenciada pelo IGP-M, IPCA ou taxa Selic. No entanto, as cotas subordinadas podem exceder o valor prefixado inicialmente em contrato, podendo chegar aos 140% do CDI.

 

 

Outra opção são as debêntures negociadas por securitizadoras. Diferentemente das debêntures oferecidas em corretoras, elas não estão associadas a apenas uma empresa, mas a vários títulos de dívidas. Assim, elas não dependem do prazo estipulado pela empresa emissora para serem resgatadas, proporcionando mais liquidez e segurança.

 

 

A pulverização dos recebíveis, aliás, é um benefício tanto do FIDC quanto das debêntures de securitizadoras. Isso significa que, caso haja o calote no pagamento de um título, o retorno financeiro não é completamente comprometido, pois aquele título representa apenas uma mínima fração da rentabilidade integral.

 

Aqui na Valorem, nós oferecemos tanto FIDC quanto debêntures, com todos esses benefícios que listamos para você. Fale conosco e conheça as características de cada uma dessas aplicações em detalhes, e qual delas mais se aplica ao seu perfil do investidor. Caso tenha restado alguma dúvida sobre o melhor investimento para 2020, você também pode deixar um comentário no espaço abaixo!

 

Por último, um aviso! Este artigo a respeito do melhor investimento para 2020 serve apenas como um convite à reflexão, para que você faça suas aplicações no ano novo com consciência. Ele não tem a pretensão de servir como uma consultoria técnica. Para isso, você pode entrar em contato conosco e conversar mais detalhadamente a respeito do assunto que abordamos aqui.

 

Então, fique à vontade para nos contatar, compartilhar este texto com seus colegas e continuar acompanhando os textos aqui no nosso blog. Nós sempre atualizamos este canal com informações muito interessantes para que 2020 seja um ano de incríveis investimentos!

Comente