Gestão

Gestão por resultados: uma forma de engajar seus colaboradores

Por 4 de dezembro de 2017setembro 27th, 2019Sem comentários

A busca por processos cada vez mais eficientes sempre foi e continua sendo uma busca constante em muitas empresas. Está errado? Claro que não, pois é a maneira encontrada para conseguir entregar corretamente os produtos e serviços. O problema é quando isso tira o foco do que mais importa em um negócio, que são as metas e os objetivos. Por isso, a gestão por resultados entra como uma alternativa para fazer os empresários e gestores darem atenção ao que realmente move seus empreendimentos.

Isso significa que você vai abandonar os processos? De forma alguma! A ideia da gestão por resultados é tirar o foco dos procedimentos e direcioná-lo para os objetivos a serem alcançados pela empresa e seus respectivos valores. Com isso, é possível otimizar o desempenho em todas as atividades da empresa, pois é dada a alternativa para que os profissionais sejam criativos na realização das ações diárias.

A prioridade é alcançar os objetivos e os resultados propostos dentro do planejamento estratégico da empresa, sem se preocupar tanto em como  as atividades são desenvolvidas. Dessa forma, os empresários e gestores deixam de impor processos rígidos e, muitas vezes, engessados, que mais atrapalham do que contribuem. Existe um norte, claro, são traçadas diretrizes, mas a função delas é balizar o trabalho e não direcionar de maneira definitiva.

Na prática, então, a essência da gestão por resultados é estabelecer metas muito bem definidas e ações para que elas possam ser cumpridas. Tudo isso de maneira conjunta, envolvendo todos os profissionais e criando um ambiente colaborativo dentro de todas as áreas da empresa. A liderança e os colaboradores devem se reunir para traçar as metas de acordo com cada contexto e sempre por meio de um consenso.

Vantagens da gestão por resultados

Esse modelo, portanto, aumenta o engajamento dos colaboradores, pois, ao participarem do planejamento e da criação dos objetivos e das metas, eles se sentem muito mais motivados a cumpri-los. Isso porque aumenta o entendimento do que precisa ser feito, o sentimento de pertencimento e a sensação de que realmente estão fazendo a diferença. Além disso, fica muito mais fácil se comprometer com algo que teve a sua participação e não foi imposto de cima para baixo.

Com o foco nos resultados, o planejamento é idealizado com a intenção de produzir mais em menos tempo, de olho sempre na capacidade e no potencial das máquinas e das pessoas.

A consequência é o aumento da produtividade, maior assertividade, redução do retrabalho, enfim, otimização de todo o processo produtivo, que ficará mais dinâmico e ágil, já que tudo é pensando sempre a partir da máxima eficiência dos recursos.

Outra grande vantagem da gestão por resultados é que ela aproxima a liderança dos colaboradores, tornando a comunicação muito mais harmônica, em vez daquele formato tradicional. Há uma constante troca de informações, experiências, feedbacks e um aumento na colaboração.

Ao mesmo tempo, a responsabilidade por atingir ou não os resultados é de todos. Por isso, há a necessidade de sempre monitorar os resultados. Seja por meio de relatórios, seja por meio de reuniões, é preciso verificar se os objetivos estão sendo cumpridos ou se algum ajuste deve ser feito.

Análise de crédito e risco na gestão por resultados

Para a gestão de resultados na sua empresa, é necessário tomar alguns cuidados, principalmente quando lidamos com novos clientes ou novas demandas. Entre as precauções estão a análise de crédito e risco. Ela vem antes do início da relação comercial e dá segurança para que o trabalho seja realizado com a máxima eficiência.

Por mais que todos os colaboradores e as lideranças se esforcem na busca por resultados, eles jamais serão alcançados se os contratos forem firmados com clientes economicamente fragilizados, que apresentarão problemas com facilidade, como inadimplência, atrasos constantes e os consequentes furos no caixa.

Então, ao realizar uma venda a prazo e conceder o crédito a uma pessoa ou empresa, é fundamental tomar os devidos cuidados. Uma análise competente é realizada a partir de uma investigação profunda e criteriosa do cliente. Ela se baseia na quantidade de informações compartilhadas para a averiguação e na disponibilidade de outras que sejam complementares. Além disso, a experiência e a sensibilidade de cada analista quanto ao risco do negócio é um ingrediente importante nesse processo.

É muito mais desgastante ter de recuperar valores perdidos para a inadimplência do que identificar uma situação de risco e, assim, impor normas rígidas no contrato que ofereçam mais segurança à operação. Ser mais rigoroso ao fechar ou renovar um relacionamento pode ser interpretado unicamente como parte ou atualização dos seus processos.

Quer conhecer melhor o processo de análise crédito para implementar a gestão por resultados com mais tranquilidade e segurança? Clique no link abaixo e baixe nosso e-book. Ele apresenta conceitos, dicas e outros detalhes sobre esse trabalho. Além disso, continue acessando nosso blog e confira nossos materiais. A Valorem está aqui para ser parceira da sua empresa.

Comente