Meios Eletrônicos de Pagamento

A importância da variedade de formas de pagamento para vender mais

Por 14 de agosto de 2019dezembro 17th, 2019Sem comentários
Formas de pagamento

Sem dúvida alguma um preço competitivo chama muito a atenção dos clientes, concorda? Mas se tem algo que é tão vital para o consumidor quanto um produto barato são as formas de pagamento facilitadas. Não à toa, ações que flexibilizam a maneira de o cliente quitar a dívida se colocam como algumas das principais armas de marketing de atração.

 

Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu (ou mesmo desenvolveu) uma campanha anunciando “pague agora e comece a pagar em 90 dias”. Ou “tudo em 10 vezes, sem juros”. De fato, a facilidade na apresentação de formas de pagamento pode ser um argumento decisivo ao vendedor na hora de fechar com um cliente.

 

Porém, para que o seu negócio tenha essas ferramentas diversificadas à disposição, é essencial conhecer o que existe no mercado. Quanto mais meios de pagamento você dispor, menos barreiras existirão entre o seu cliente e o dinheiro na conta da sua empresa. Por isso, a seguir, vamos mostrar algumas alternativas capazes de derrubar empecilhos e levar o seu cliente ao caixa.

Formas de pagamento indispensáveis

As formas de pagamento mais comuns encontradas são os cartões de débito e crédito e o private label, ou seja, o cartão próprio de uma loja. Em muitos locais, este último substituiu o carnezinho (do crediário próprio), apesar de que em lojas de bairro, por exemplo, essa modalidade continua firme.

 

Há quem ainda aceite cheques, embora o uso desse recurso seja cada vez mais incomum às pessoas físicas, tanto pelo custo de se manter o serviço quanto pela insegurança que ele proporciona aos lojistas, dificultando a negociação.

 

Contudo, muito mais do que estabelecer uma quantidade de parcelas que podem ser negociadas com o cliente no cartão de crédito, de fazer desconto no débito e ter condições exclusivas em seu private label ou crediário próprio, é fundamental estar atento às novas tecnologias. Afinal, todas essas formas de pagamento que acabamos de citar podem ser alvo de barreira por parte dos clientes.

 

Negociou com crediário próprio? Ele pode argumentar que não tem os documentos para cadastro em mãos ou não tem paciência para fazer ficha. Cartões? Nenhum deles, nem crédito, nem débito, estão na carteira. A saída, então, é trocar contatos e tentar fechar a venda outro dia, certo? Bom, é um caminho, mas nada garante que, ao sair dali, o cliente não vá desistir da compra ou fechar em outro lugar.

 

Porque a pessoa pode até esquecer o cartão em casa, mas não vai esquecer o celular. E é aqui que entram os os recursos tecnológicos em meios eletrônicos de pagamento. Eles permitem que o cliente pague com link, acesse sua carteira digital (e-wallet) ou acerte pelo celular mesmo, por meio do contactless.

 

Dessa maneira, mesmo sem cartão de crédito ou débito ele pode comprar, dentro das condições facilitadas que você tiver margem para negociar. E o melhor: tudo com segurança e sem a burocracia de um crediário próprio ou dos processos para emissão do seu private label.

 

Entretanto, veja bem, não estamos dizendo que uma forma de pagamento é melhor que a outra! O ideal é que você disponha do máximo de modalidades possíveis para que as dificuldades impostas pelo cliente possam ser contornadas. Logicamente que vencer as argumentações dele exige tato e respeito, evitando que a conversa fique incisiva demais.

 

É necessário mostrar que você tem alternativas, que quer ajudar e tem uma variedade de soluções para que ele leve aquele produto ou serviço tendo a facilidade de manter a segurança das suas movimentações pessoais e o controle total do dinheiro. Quer dizer, o foco é o cliente, as facilidades que você oferece a ele, e não a sua necessidade de vender.

 

Para elaborar estratégias que impeçam que a oferta de diferentes formas de pagamento pareçam insistência desagradável, nós temos um e-book de gestão de vendas que pode ser bem útil. Nele, você pode verificar a melhor maneira de conduzir o seu cliente à venda de uma maneira positiva e fluída, incentivando-o a voltar a fazer negócios com você e, posteriormente, trabalhar como um divulgador espontâneo da sua marca.

 

 

E para conhecer tecnologias que ampliem os seus recursos de aceitar pagamentos de clientes, conte com a ValoremPay. Nós disponibilizamos uma grande variedade de tecnologias capazes de facilitar a sua estratégia de vendas e encurtar caminhos entre a atração de clientes e o fechamento das compras dele.

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