Meios Eletrônicos de Pagamento

Equilibrar as finanças com vendas baixas: confira dicas para proteger seu negócio

Por 26 de dezembro de 2019janeiro 22nd, 2021Sem comentários
Equilibrar as finanças com vendas baixas

Passado o Natal, aquela correria que antecede a principal data do comércio brasileiro desaparece. Se o seu comércio está localizado em regiões turísticas, é possível que a queda nas vendas demore um pouco mais para acontecer. Mas para quem vende na internet ou longe das áreas em que as pessoas vão aproveitar as férias, é preciso encontrar formas de equilibrar as finanças com vendas baixas.

Considerando que há muito ainda a ser pago ― horas extras do horário de Natal, fornecedores, custos com a abertura da loja por um período maior, entre outros ―, é preciso montar uma estratégia para não perder faturamento mesmo com a venda menor. 

Caso contrário, no mínimo, você vai perder o ganho extra com as vendas natalinas. E em um cenário mais preocupante, pode acabar até com dívidas maiores, dependendo de quanto tempo os clientes ficarem sem aparecer. Vamos conhecer algumas dicas para evitar esse cenário, então?

Como equilibrar as finanças com vendas baixas

A ideia de equilibrar as finanças com vendas baixas é você não iniciar o ano novo no vermelho. É claro que as ações podem variar muito de um negócio para o outro. Um hotel, por exemplo, vai precisar de ações diferentes de uma loja de roupas. Mas vamos indicar algumas iniciativas gerais que podem funcionar para a maioria dos estabelecimentos comerciais.

Então, a dica número um é adequar a sua precificação à lei da oferta e da demanda. O que isso quer dizer? Basicamente reduzir os preços. Pode até parecer um contrassenso diante da necessidade de lucrar mais, só que cliente algum vai entrar em uma loja, por exemplo, logo depois de ter feito um monte de dívidas com as compras de Natal, para pagar mais caro por um produto.

É preciso que o cliente tenha o senso de oportunidade. Ele precisa ver que o preço está mais baixo, que compensa comprar nesta época em relação a um período comum. Mas atenção! Aqui não estamos falando de promoções ainda. Nesta etapa o ajuste é no preço geral dos produtos ou serviços, tudo sem prejudicar sua margem de lucro, claro.

Uma segunda estratégia para equilibrar as finanças com vendas baixas é cortar custos e despesas. É hora de dispensar os colaboradores temporários, cortar horas extras, desligar as luzes de Natal depois que a loja fecha, enfim. Onde for possível economizar, economize! 

É verdade que logo, logo, dependendo do que você vende, as vendas já retornam a um bom volume. Porém, é possível aproveitar o fluxo menor de agora para que os colaboradores se organizem desde já, evitando a necessidade de mais pessoas para dar conta da demanda maior que está por vir. Afinal, as vendas podem até voltar a crescer em breve, mas dificilmente no mesmo patamar do Natal. 

E por falar em retomada das vendas, é fundamental observar as oportunidades que são típicas desse período para equilibrar as finanças com vendas baixas. Tudo o que é relacionado com verão (roupas, calçados, protetores solares, hidratantes, óculos, bonés, brinquedos, artigos para praia etc.) pode ser usado favoravelmente ao seu negócio. 

Quem tem restaurante pode aproveitar os aplicativos de entrega e se cadastrar para compensar os clientes que não estão indo até o seu estabelecimento. Apesar de o fluxo estar menor, tem muita gente que não está de férias e que quer passar esses dias mais tranquilo, sem a obrigação de ir para a cozinha.

E tem também a época de volta às aulas e a compra de materiais escolares, que pode aquecer as vendas de quem vende bolsas e mochilas, calçados, roupas, smartphones e tablets e, claro, das livrarias e papelarias. Supermercados e lojas de variedades podem aproveitar essa sazonalidade também.

Em qualquer caso, não esqueça de preparar a vitrine para que o cliente reconheça o que o seu negócio está oferecendo. No caso dos restaurantes e lanchonetes, anúncios nas redes sociais podem ser uma boa saída para marcar presença na rotina dos clientes.

Por fim, estruture promoções para equilibrar as finanças com vendas baixas! Aqui a ideia é diferente da outra recomendação que apresentamos antes, sobre baixar os preços. Nesta etapa a intenção é organizar promoções mesmo, com descontos interessantes, brindes, vale-compras, condições especiais de pagamento e o que mais for possível para chamar a atenção dos clientes.

Nesse sentido, uma estratégia oportuna é desenvolver uma daquelas megaliquidações de início de ano. Mas sobre isso vamos falar em outro artigo aqui no blog. Fique atento!

Como colocar as contas em dia

É claro que, mesmo com todo esse empenho, é possível que as vendas ainda permaneçam abaixo do esperado. Não é uma questão do que o seu negócio fez ou deixou de fazer, e sim um fato: nesta época tem menos pessoas com intenção de comprar algo. Equilibrar as finanças com vendas baixas, nesse contexto, é realmente mais desafiador. 

As dicas que apresentamos servem para você estimular seu público e mostrar que compensa comprar neste momento. São recomendações que podem dar muito certo e fazer com que o patamar de vendas fique dentro do identificado em períodos normais ou até um pouco acima. 

Entretanto, da mesma forma, é possível que o volume continue ficando abaixo do necessário. O importante, porém, é não desanimar. Como dissemos, não tem nada a ver com sua empresa, e todo negócio passa por períodos assim, ainda mais o varejo!

Seja como for, aproveite que você tem muitas vendas feitas na véspera do Natal e antecipe o recebimento desses valores! Assim, você consegue equilibrar as finanças com vendas baixas e organizar o caixa até que tudo entre nos eixos. Como dissemos: daqui a pouco já tem volta às aulas, Carnaval, Dia das Mães e tudo vai voltar ao normal.

O importante é você ter uma parceria estratégica para passar pelos momentos de maior fluxo e também esses de vendas mais baixas. A ValoremPay quer ser essa parceira! Aqui, você antecipa o recebimento das suas vendas sem medo, sem letras pequenas e ainda tem acesso às melhores tecnologias de pagamento. Fale com a gente, conheça a nossa solução e mude para a ValoremPay!

 

 

Esperamos que este artigo seja útil para você equilibrar as finanças com vendas baixas desse período de fim e começo de ano. Compartilhe essas informações com seus colegas e, se tiver alguma contribuição, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo!

Comente