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[E-book] O que é gestão de vendas e por que ela é importante

Por 30 de julho de 2019dezembro 17th, 2019Sem comentários
Gestão de vendas

Gestão de vendas é o nome que se dá ao conjunto de esforços para a comercialização dos produtos oferecidos por uma empresa. Isso envolve a definição dos preços, o local de instalação da loja, as estratégias de vendas, a organização da equipe, o acompanhamento e controle do fluxo de trabalho e resultados e o pós-vendas.

 

Esse trabalho é fundamental para que o processo de vendas seja, realmente, uma operação planejada e estratégica, não apenas uma consequência de etapas anteriores. Ou seja, vender não é apenas disponibilizar produtos em uma gôndola. É preciso planejamento para que tudo aconteça de modo a favorecer os objetivos da sua empresa.

 

Para explicar melhor esse contexto da gestão de vendas, nós elaboramos um e-book com um passo a passo do que precisa ser observado com muitos exemplos práticos para você não ter dúvida em nenhum conceito. 

 

 

Se você quer conhecer o conteúdo do e-book, siga com a gente neste artigo que vamos esclarecer um pouco do que trata cada capítulo do material.

O que é gestão de vendas

O primeiro e o segundo capítulos do e-book são essencialmente de conceituação. Você vai entender, por meio de um exemplo prático e ilustrativo, o que é a gestão de vendas e por que ela é importante, como ela atua no desenvolvimento de uma empresa. Em seguida, você vai entender a diferença entre gestão de vendas e gestão comercial.

 

A primeira diz respeito às atividades executivas da venda e a segunda está mais ligada ao planejamento e estratégia. Entretanto, dependendo do tamanho da empresa, é possível unir esses dois trabalhos. O importante é respeitar as etapas necessárias para que tudo seja bem feito.

 

A sequência de ações da gestão de vendas começa com o estudo do mercado, passa pela avaliação do seu próprio negócio e culmina no planejamento com base nas informações coletadas nessas duas etapas iniciais. Enfim, inicia-se a execução de tudo o que foi projetado, o que demanda acompanhamento constante.

Funil de vendas e controle para uma gestão qualificada

O e-book também explica o conceito de funil de vendas, um conceito importante para compreender as fases pelas quais o cliente deve passar até a compra. O funil compreende a atração, a conversão do visitante em um potencial cliente, a venda e, por fim, a fidelização, que é a parte mais desafiadora.

 

Para fidelizar, é importante desenvolver uma série de ações tanto no caminho do cliente até a efetivação da compra quanto no pós-vendas, um elemento fundamental na estruturação da sua imagem perante o seu público. Para tanto, o material dá dicas de marketing e outras estratégias de modo a vencer essas etapas com qualidade.

 

Por fim, o e-book explica a importância de fazer o acompanhamento e o controle de todas as áreas e trabalhos que envolvem a gestão de vendas. Esse controle começa desde o estoque, passando pelo processo de vendas (de modo a refinar o procedimento e simplificá-lo ao máximo, diminuindo a burocracia) até o pós-vendas.

 

E não podemos esquecer das políticas de pagamento. De nada adianta ter um planejamento organizado e embasado se o cliente não tiver à sua disposição uma variedade de formas de quitar as suas compras. Neste ponto, a tecnologia é fundamental e o suporte do seu fornecedor de meios eletrônicos de pagamento é um ponto a ser considerado.

 

Enfim, para ter acesso à íntegra do conteúdo desse e-book, você pode clicar na imagem abaixo e fazer o download gratuito! Aqui, apresentamos apenas um panorama do que é abordado nele. Mas no material em si há detalhes, exemplos e muitas dicas bastante úteis para qualificar sua gestão de vendas!

 

 

Caso tenha restado alguma dúvida sobre este assunto, fique à vontade para entrar em contato com a gente ou deixar o seu comentário no espaço abaixo. Estamos sempre à disposição para conversar com você!

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