Antecipação de recebíveisMateriais educativos

[E-book] Antecipação de recebíveis: a solução para o fluxo de caixa

Por 27 de julho de 2016setembro 27th, 2019Sem comentários
Antecipação de Recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma alternativa eficaz para resolver a necessidade de ajuste no fluxo financeiro sem recorrer aos empréstimos. Com essa solução a sua empresa tem a possibilidade de descontar cheques e duplicatas de vendas realizadas a prazo e, assim, integrar alguns valores ao caixa antes do vencimento. Dessa maneira, é possível resolver demandas internas que porventura surjam, evitando comprometer os recursos com o pagamento de juros ou financiamentos.

E não adianta: no dia a dia da gestão urgências sempre vão surgir. Se um bom cliente resolve investir para aumentar a produção e faz um grande pedido, o que é melhor: aproveitar uma oportunidade certeira e lucrativa ou pedir desculpas e dizer que, naquele momento, não terá condições de atender? Não há dúvidas sobre a resposta, até porque uma negativa poderia comprometer o relacionamento e afetar os negócios de maneira mais impactante. Afinal, a imagem que fica é da impossibilidade de fornecer aquele produto.

Com o aumento de trabalho consequente de uma situação como essa, normalmente vem a exigência de mais contratações, mais matéria-prima, um reforço na logística e, quem sabe, até mesmo expansão. Muito embora tudo possa estar indo bem, certamente que num imprevisto como esse haverá necessidade de caixa. Se a sua empresa tiver pagamentos a receber, aí está uma grandiosa oportunidade de investir no seu negócio com o seu próprio dinheiro!

Antecipação de recebíveis como auxílio ao ajuste financeiro

A antecipação de recebíveis também serve aos momentos mais críticos. Chegou a data para saldar alguma dívida e não há o valor integral no caixa? É preciso pagar um fornecedor, mas o vencimento não fechou com as datas em que você recebe os pagamentos? Esses casos são situações em que eventualmente as empresas buscam tal solução. É um caminho para não deixar as faturas vencerem, manter bom relacionamento com os fornecedores e cumprir com as obrigações contábeis de uma forma muito mais tranquila e menos burocrática.

Se você quiser entender em detalhes a antecipação de recebíveis, saber de que maneira ela pode auxiliar a sua empresa, em quais situações é recomendável e quais são as vantagens dessa operação financeira, faça o download gratuito do e-book que preparamos e confira como funciona esse procedimento!

Indicamos ainda que você assista ao vídeo abaixo, com proprietário da Autolatina Logística, Eliseu Machado, para entender na prática como a antecipação de recebíveis garante segurança financeira ao dia a dia das empresas.

Comente