Antecipação de recebíveis

Decisões rápidas: um caminho para o sucesso empresarial

Por 16 de junho de 2016setembro 27th, 2019Sem comentários
Decisões Rápidas

O velho ditado “tempo é dinheiro” nunca deixou de ser uma verdade no ambiente empresarial. No mundo dos negócios, decisões rápidas podem ser determinantes para os bons resultados de uma empresa. Porém, nenhuma escolha deve ser feita sem análise, planejamento e consistência, mesmo que haja um curto espaço de tempo para que todas as etapas sejam desenvolvidas.

No entanto, mais que agilizar os processos internos, é vital que os parceiros também tenham o mesmo timing e trabalhem no ritmo adequado, construindo uma boa sintonia. Na área financeira, isso é ainda mais fundamental, pois o que for decidido hoje pode não valer mais para o dia seguinte. Portanto, um atraso qualquer fará toda a diferença.

Vamos pensar em um exemplo claro disso que estamos falando. Uma fabricante de bicicletas, ao negociar a compra de matéria-prima, consegue um desconto na aquisição de determinada peça. A diferença do preço ajuda a aumentar a margem de lucro e traz um resultado imediato para o fluxo de caixa.

O detalhe é que o fornecedor só consegue manter o desconto por, no máximo, um dia. No outro, o preço voltará ao normal. Mas, de imediato, a empresa não tem esse valor no caixa, pois só receberá a quantia necessária dentro de um mês. Diante disso, o gestor decide recorrer à antecipação de recebíveis e procura um banco. Para saber mais sobre este serviço, indicamos, inclusive, que baixe gratuitamente nosso e-book:

Mas há um problema: o tempo de resposta dessas instituições costuma ser longo, levando, muitas vezes, até uma semana para analisar o pedido de crédito e aprovar o depósito. No caso da empresa que citamos, tal prazo seria inviável, tendo em vista que o fornecedor consegue manter o preço promocional somente para aquela data.

Dessa forma, se tiver que esperar mais um dia ou até mesmo uma semana inteira, a empresa já terá perdido a chance de aumentar a margem de lucro. A questão é que, assim como essa oportunidade, outras também serão desperdiçadas com o tempo de análise oferecido pela instituição bancária.

O tempo é dilatado pelo fato de que os bancos, pelo grande número de clientes, acabam distribuindo um número alto de atendimentos para cada gerente, podendo chegar a algo em torno de 200. Essa quantidade impossibilita uma decisão rápida para as demandas exigidas pelo dinamismo do mercado.

Decisões rápidas geram vantagem competitiva

As empresas precisam de agilidade e atendimentos personalizados. Para isso, o ideal é que cada gerente atenda cerca de 15 a 20 clientes. Assim, eles conseguirão dar uma atenção especial para cada um deles, estando sempre pronto para atender alguma necessidade, como é o caso que citamos anteriormente, que precisava de uma resposta no mesmo dia.

Essa proximidade, além de agilizar as decisões, coloca os gerentes em contato com o dia a dia das empresas, dando a eles subsídios para entender as reais necessidades do cliente. Com isso, os pedidos de urgência, por exemplo, serão mais facilmente compreendidos, justamente porque o atendimento é personalizado.

Em um banco, com tantos clientes e a distância entre as partes, é mais difícil filtrar a real necessidade de crédito ou até mesmo lidar com tantos pedidos que demandam decisões mais apressadas. Até porque não há como fazer reuniões constantes para avaliar as solicitações de crédito.

Contar com agilidade de um parceiro na hora de conseguir a antecipação de crédito é um grande diferencial para as empresas em relação aos concorrentes, pois a gestão ganha em dinamismo. Como vimos no exemplo citado, ter a verba disponível no mesmo dia representa um lucro maior no fim do mês e, consequentemente, maior poder de investimento.

Agilizando o processo interno

Falamos da relação com a instituição financeira, certo? Mas precisamos retornar à administração interna e reforçar um ponto. Para que você consiga ter uma resposta no tempo certo, a sua equipe também deve estar em sintonia para tomar decisões rápidas, pois isso facilitará o restante da cadeia.

No momento em que surge uma possibilidade de desconto ou qualquer outra proposta que pareça interessante, os responsáveis por darem o aval necessário precisam ter mobilidade suficiente para conseguir analisar a oportunidade, avaliar a viabilidade dela e buscar a verba o mais rápido possível.

Para conquistar essa rapidez, é importante olhar sempre para a sequência do processo e ver onde se pode otimizar e melhorar, além de tentar eliminar burocracias desnecessárias e que, muitas vezes, não fazem mais sentido, que apenas existem por um vício na gestão. Procure aperfeiçoar suas dinâmicas internas buscando ideias novas e ouvindo as sugestões dadas pelos profissionais envolvidos.

Neste momento, conta e muito a experiência das pessoas, o que elas já passaram em outros momentos, o know how e todo o conhecimento adquirido. No mesmo sentido, o feeling, ou a intuição, também deve ser levada em consideração.

Com tudo isso que apresentamos neste post, pense rápido e procure uma solução financeira que ofereça à sua empresa essa agilidade na tomada de decisões. Não perca tempo e evite desperdiçar oportunidades para o seu negócio. E você pode contar com a Valorem para enfrentar esses desafios! Assista ao vídeo e saiba como podemos auxiliá-lo:

Comente