Meios Eletrônicos de Pagamento

Como o controle de vendas auxilia no planejamento

Por 16 de abril de 2019dezembro 17th, 2019Sem comentários
Controle de vendas

O sucesso de uma empresa está estritamente relacionado ao planejamento. Sem ele, é muito mais difícil, senão impossível, manter as contas em dia, ter eficiência nas operações e, principalmente, satisfazer os clientes. E em se tratando do planejamento financeiro, uma das principais ferramentas para auxiliar os gestores é o controle de vendas.

Essa prática diz respeito ao acompanhamento de todas as operações comerciais realizadas pela empresa e é essencial para negócios de qualquer porte e segmento, pois abrange diversos processos e oferece vários benefícios. Com esse controle, por exemplo, é possível melhorar a gestão do estoque, compreender as preferências dos clientes, otimizar as compras, entre outras vantagens.

Neste artigo, porém, vamos falar especificamente sobre como o controle de vendas pode auxiliar no seu planejamento sob o ponto de vista financeiro. Afinal, ao analisar os recebimentos, os dados de compra e outras informações que constam nesse controle, é possível administrar melhor as finanças e, ainda, gerar insights que otimizem o atendimento ao cliente e aumentem suas vendas!

Como utilizar o controle de vendas no planejamento

Vender o seu produto ou serviço é uma grande conquista para qualquer empreendedor. Afinal, todas as operações de um negócio são estruturadas com esse objetivo. No entanto, engana-se quem pensa que o trabalho acaba quando a venda é finalizada. A análise dessa operação promove informações importantes para que o seu negócio tenha resultados ainda melhores. Veja alguns exemplos:

Formas de pagamento

Um relatório de vendas bem estruturado traz informações relevantes sobre fatores que nem sempre são analisados na rotina empresarial. Um exemplo disso são as formas de pagamento utilizadas pelos seus clientes. Você conhece quais são os meios de pagamento mais usados pela sua clientela para fazer compras no seu estabelecimento?

Com o controle de vendas, essa informação fica clara e pode ajudar você em diversos aspectos, como a escolha por um meio de pagamento eletrônico que ofereça as formas de pagamento preferidas pelos seus clientes. Além disso, também é possível promover ofertas com condições especiais para quem utiliza determinado meio de pagamento, melhorando o atendimento aos compradores.

Por exemplo, se você sabe que a maioria dos seus consumidores utiliza cartão de crédito, é essencial que você possa receber pagamentos a partir deles. Assim, você já sabe o que procurar em um meio de pagamento eletrônico e pode até optar por aquele que oferece taxas mais vantajosas para esse tipo de operação. Analisar as bandeiras mais utilizadas, nesse caso, também é importante.

Conciliação bancária

O controle de vendas também é uma ferramenta essencial para que você consiga fazer a conciliação bancária das transações efetuadas na sua empresa. Esse processo consiste na comparação entre os valores das vendas e o saldo da conta bancária e é indispensável para confirmar se todos os valores de pagamentos via cartão foram repassados corretamente para o seu estabelecimento.

Com a conciliação bancária, é possível identificar erros no controle da empresa ou cometidos pelos bancos, além de proteger o negócio de irregularidades e garantir mais segurança e tranquilidade em relação a todas as transações. Esse processo também permite que você monitore de maneira contínua o seu fluxo de caixa, o que é importante para o planejamento.

Vale ressaltar que é um diferencial ter a ferramenta de conciliação bancária integrada ao seu meio eletrônico de pagamento. Como uma empresa pode efetuar centenas de transações por dia, conferir manualmente cada uma delas demanda muito tempo, que poderia ser melhor utilizado para ações estratégicas na empresa. Por isso, avalie esse ponto ao escolher sua maquininha de cartão.

Controle da inadimplência

Outro benefício do controle de vendas é a possibilidade de fazer uma gestão mais adequada e eficaz da inadimplência e, ainda melhor, até mesmo evitá-la. Basta pensar que, com a organização de todas as transações, fica muito mais fácil avaliar situações de falta de pagamento recorrente por parte de um cliente e também avisar o consumidor quando uma conta está prestes a vencer.

No entanto, melhor do que controlar a inadimplência que ocorre com o uso de crediário próprio, é ter soluções de pagamento que evitem esse problema. Os cartões de crédito e débito, além de serem formas de pagamento muito utilizadas, são um exemplo disso, já que a análise do limite ou do saldo do cliente é feita automaticamente em todas as transações, protegendo o seu negócio da inadimplência.

Como fazer o controle de vendas

Como vimos, o controle de vendas é uma ferramenta valiosa capaz de gerar diversas informações importantes para o seu planejamento e ser subsídio para a implementação de melhorias. Porém, é fundamental que esse controle seja feito a partir de dados seguros e confiáveis e que, de preferência, seja automatizado para que você não perca muito tempo com essa tarefa.

Nesse sentido, vale a pena conhecer as soluções da ValoremPay, que dispõem de interface integrada em que você pode analisar todas as informações sobre os pagamentos e os recebimentos da sua empresa de maneira segura e confiável, com dados atualizados em tempo real. As maquininhas de cartão aceitam cartões de crédito e débito com diversas bandeiras e, além disso, você conta com o serviço de conciliação bancária integrado à plataforma.

Entre em contato conosco e conheça todas as opções e benefícios que oferecemos para impulsionar o crescimento da sua empresa! E se houver alguma dúvida sobre este assunto, deixe seu comentário no espaço abaixo! Nossa equipe está à disposição para ajudar!

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