Antecipação de recebíveis

Conheça a modalidade de antecipação de recebíveis conta escrow

Por 17 de julho de 2019dezembro 17th, 2019Sem comentários
Conta Escrow

Conta escrow, também conhecida como conta de garantia ou conta-caução, é uma garantia em acordos comerciais para negociações com risco maior do que o normalmente aceito pelo mercado. Nela, a responsabilidade pela movimentação da conta fica com um terceiro até que o contrato tenha fim ou o serviço não seja mais necessário.

 

Mas neste texto nós vamos explicar para você o funcionamento da conta escrow como uma modalidade de antecipação de recebíveis. Isso porque esse recurso é utilizado em várias situações no mercado. E como nosso objetivo é explicar as modalidades de crédito para sua empresa crescer, vamos nos ater a este recorte para entendermos melhor a solução.

 

A relação entre conta escrow e antecipação de recebíveis

No caso da antecipação de recebíveis, a sua empresa abre uma conta e cede o direito de movimentação dela a uma securitizadora ou um FIDC. No mesmo momento, os títulos de recebíveis da sua empresa são antecipados e, quando os clientes forem pagar, eles depositam na conta escrow.

 

Assim, a conta serve como uma garantia para que a sua empresa tenha um limite de crédito ampliado. É uma alternativa interessante quando, depois de buscar outras opções de crédito existentes no mercado, nenhuma atende plenamente à necessidade do seu negócio. Dessa maneira, é possível acessar um recurso que já é da sua empresa e contar com mais dinheiro para concretizar seus planos.

 

A conta escrow na prática

Para compreendermos em detalhes o funcionamento dessa operação, vamos utilizar um exemplo, de modo a deixar tudo mais fácil. 

 

Imaginemos uma fábrica de embalagens que tenha comprado recentemente uma máquina nova para aumentar a produção e reduzir o volume de perdas. Isso, porém, exigiu investimentos no espaço físico da empresa e trouxe alguns custos além do que estavam previstos. 

 

Só que como a máquina produzia mais, era necessário também ter mais matéria-prima. Demanda para isso tinha de sobra. O problema é que não havia mais caixa para engordar o estoque e nem crédito para resolver o impasse, já que existiam outros dois ativos (o financiamento da máquina e o empréstimo para as obras). 

 

Ou seja: era arriscado negociar com essa empresa por ela ter muitas operações de crédito em andamento. Assim, ela optou pela conta escrow. Essa decisão, no fim das contas, se mostrou bem acertada. A conta, aberta pela própria fábrica, foi cedida para um FIDC administrar. Ela serviu, então, como garantia, deixando todos mais seguros.

 

As vendas de embalagens para os clientes continuaram sendo feitas a prazo, assegurando um benefício que todos viam como um diferencial importante. Porém, a fábrica recebeu esses valores antecipados pelo FIDC. Aí, conforme os clientes iam pagando, o dinheiro entrava na conta escrow, quitando os títulos. 

 

Sempre que ocorria alguma sobra, ela era encaminhada à conta corrente da fábrica. Com isso, o dinheiro nunca ficava tempo demais na conta escrow, que continuava sendo usada apenas como recurso para as transações de antecipação de recebíveis.

 

Viu como é fácil utilizar uma conta escrow? A solução resolve o problema da falta de crédito, de dinheiro e de garantias. O importante é encontrar uma instituição que faça a gestão dessa conta com responsabilidade e transparência, afinal, é um terceiro que estará movimentando os recursos da sua empresa.

 

A Valorem oferece a modalidade de antecipação de recebíveis conta escrow. Com uma experiência de quase duas décadas na oferta de soluções financeiras personalizadas aos nossos clientes, nós podemos administrar a sua conta, antecipar seus recebíveis e atuar como parceiros estratégicos no desenvolvimento dos seus negócios.

 

Para isso, é só entrar em contato com a gente, submeter os seus títulos à análise da nossa equipe e, caso tudo esteja em dia, abrir uma conta escrow para que nós possamos antecipar seus recebíveis e movimentar os seus recursos.

 

Fale com a gente, conheça outros benefícios dessa operação, entenda em detalhes os aspectos técnicos que a envolvem e siga adiante com os seus projetos!

 

Agora, se a sua dúvida é sobre o funcionamento da antecipação de recebíveis e as vantagens dela como uma opção de crédito, fique tranquilo! Nós temos um e-book que esclarece certinho o funcionamento dessa solução e lista todos os benefícios dela:

 

 

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Mas se ainda tiver restado algum questionamento, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo. Estamos sempre à disposição para auxiliá-lo!

Comente