Meios Eletrônicos de Pagamento

Conciliação das vendas com cartão: saiba o que é e por que isso é importante

Por 28 de novembro de 2019janeiro 22nd, 2021Sem comentários
Conciliação das vendas com cartão

A conciliação das vendas com cartão é extremamente essencial para se ter o controle das vendas e evitar prejuízos. É com base nesse processo que é possível conferir se as vendas foram efetivamente aprovadas, se houve alguma operação invalidada, se as taxas contratuais estão sendo aplicadas corretamente, qual operação foi realizada (crédito ou débito) e em qual bandeira isso aconteceu.

Neste artigo, você vai compreender de que maneira esses controles interferem nos resultados da sua empresa e como esse trabalho deve ser feito. Acompanhe!

Como fazer a conciliação das vendas com cartão

Há duas formas de fazer a conciliação das vendas com cartão. A maneira mais comum é a manual. Para isso, você precisa guardar todos os comprovantes de todas as vendas com cartão realizadas durante o dia. Para facilitar, esses comprovantes precisam ser separados de acordo com a operação (crédito e débito) e conforme a bandeira (Visa, Master, Elo, entre outras).

Ao fim do dia, será preciso gerar o relatório gerencial das transações realizadas. Após isso, é preciso conferir, comprovante por comprovante, se todas as vendas foram realmente processadas e autorizadas, se não houve invalidações ou qualquer outro problema. 

Em caso de divergências, o passo seguinte é registrar qual foi a diferença identificada e reunir todas as informações referentes a ela (tipo de operação, horário da venda etc.). Se acontecer mais de uma, todas elas precisam ser listadas. Em seguida, você tem de entrar em contato com o seu fornecedor de meios eletrônicos de pagamento para esclarecer as dúvidas e resolver essas pendências.

Uma maneira de agilizar esse processo é anotar em uma planilha todas as vendas. Dessa maneira, o trabalho ao fim do dia fica mais rápido. Mas isso vai exigir atenção da equipe de caixa porque ela precisa lembrar de alimentar a planilha. Ainda assim, guardar os comprovantes impressos é fundamental, inclusive para você ter provas em caso de divergências.

 

 

Outra forma de fazer esse trabalho, mais simples, é utilizar um software de gestão que contemple essa funcionalidade. Ele pode ser integrado ao seu PDV e gerar automaticamente todas as informações. Entretanto, é preciso lembrar que esse é um custo a mais para sua empresa arcar e é necessário estar planejado financeiramente para isso.

Lembre-se: a sua rotina e os custos envolvidos na aceitação de pagamentos com cartões influenciam diretamente na precificação dos seus produtos, um fator central para a competitividade da sua loja. Por outro lado, não fazer a conciliação das vendas com cartão e correr o risco de prejuízos também não é positivo. Afinal, perder dinheiro prejudica o seu negócio do mesmo modo.

Porém, se não é interessante deixar de fazer a conciliação das vendas com cartão, mas ao mesmo tempo ela pode aumentar o custo dos processos ou, no mínimo, exigir mais tempo de trabalho, o que fazer? Há alguma solução? A resposta é sim: existe uma forma de poupar trabalho e não aumentar os custos com as rotinas envolvendo meios eletrônicos de pagamento.

Conciliação de vendas integrada: mais economia e comodidade 

A conciliação das vendas com cartão entregue de maneira integrada a uma solução de meios eletrônicos de pagamento é a melhor forma de otimizar custos e poupar trabalho. Com ela, você tem as informações já organizadas em um sistema e pode fazer o acompanhamento em tempo real de todas as operações, dispensando a contratação de um software de gestão específico para isso.

Utilizando os filtros, é possível visualizar as vendas no crédito separadas das feitas no débito. Também há a função de selecionar o cartão e diversas outras separações. Isso elimina a necessidade de conferir, papelzinho por papelzinho, todas as transações. Claro, guardar o comprovante impresso é uma garantia adicional, mas ele deixa de ser algo vital para a segurança gerencial do seu negócio.

Com essa a conciliação integrada, as divergências aparecem claramente no status da operação. Você não precisa mais conferir as transações uma por uma até identificar algum problema! E para resolver, basta contatar a fornecedora de meios eletrônicos de pagamento ali mesmo, pelo sistema, que todos os dados serão esclarecidos para resolver a questão com muito mais agilidade.

 

Conheça a fornecedora de meios de pagamento que oferece vendas conciliadas a você!

É muito pertinente tratar desse assunto, sobre conciliação das vendas com cartão, e resgatar alguns artigos que temos aqui no blog, especialmente os que falam sobre a cobrança de taxas, sobre o aluguel de maquininhas e sobre as letrinhas pequenas dos anúncios

O que queremos dizer é: muitas vezes, você compra a maquininha, perdendo a assistência (ou aluga, mas tem uma assistência complicada) e paga taxas sem ter um retorno visível do serviço. Tudo por conta de letrinhas minúsculas em anúncios muito chamativos, porém, que pouco impactam efetivamente na produtividade e nos resultados do seu trabalho.

Não esqueça: ter a parceria de um fornecedor que realmente impulsione a sua empresa é o melhor caminho para o sucesso. Nesse sentido, um fornecedor de meios eletrônicos de pagamento com operações transparentes, taxas competitivas e planos adequados para a realidade da sua empresa é o que você realmente precisa para crescer.

A conciliação das vendas com cartão integrada ao serviço de meios de pagamento é o verdadeiro diferencial capaz de aumentar a produtividade do seu trabalho e contribuir para uma economia efetiva da sua empresa com as transações em cartões de crédito e débito. E tudo isso é o que a ValoremPay oferece a você! Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

 

 

Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor! Compartilhe com seus amigos e, em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo! Estamos sempre à disposição para conversar com você.

Comente