Gestão

Cuidados para saber como equilibrar as contas para o ano novo

Por 12 de dezembro de 2016setembro 27th, 2019Sem comentários

Como equilibrar as contas para o ano novo? É a pergunta que muitos fazem neste período de fim e início de ano. Afinal, esta pode ser uma época de grandes oportunidades e variadas fontes de receita para muitas empresas de diversos setores. No entanto, na mesma medida, costuma ser um momento de aumento de custos. Se, por um lado, o fluxo de caixa melhora com o aumento das vendas, por outro as obrigações trabalhistas típicas desses dias e a necessidade de mais matéria-prima para dar conta da demanda são realidades que impõem desafios importantes.

O primeiro aspecto é reconhecer que as datas sazonais exigem um planejamento específico. É fácil ser levado pelo otimismo com as possibilidades que esses períodos oferecem, porém, sem planejamento, é mais complicado conquistar ganhos relevantes nesses momentos. Por isso, ao começar o ano, é indicado que a empresa já faça uma lista das situações em que será necessário um preparo especial.

Se a sua empresa é uma confecção de roupas femininas, por exemplo, a Páscoa e o Dia dos Pais são sazonalidades que merecem atenção menor. Por outro lado, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados são comemorações extremamente oportunas, que podem — e devem — entrar na programação. Contudo, o cuidado para tirar o melhor proveito desses dois eventos deve começar bem antes.

Organizando as contas do Natal e do Ano Novo

Falamos até aqui sobre se organizar para as sazonalidades do próximo ano, mas muitas empresas podem estar passando por necessidades agora mesmo, até em razão do momento econômico que o país vive. Quem sabe, ainda, por mais que tudo tenha ficado dentro dos conformes em 2016, um descuido no planejamento das contas de Natal e Ano Novo tornou este período, especificamente, mais difícil. Então como se ajustar para não começar o ano novo com dificuldades?

Uma ideia é antecipar os valores que você tem a receber. Aproveite que nesta época as vendas aumentaram e resgate os seus cheques e duplicatas antecipadamente. Essa alternativa é melhor do que pedir um empréstimo, até porque o dinheiro já é seu. Você apenas estará recebendo antes.

Outra dica é fazer a cobrança de quem está com vencimentos pendentes. Entrar em contato com esses clientes, entender os motivos pelos quais eles não conseguiram pagar ainda e fazer uma proposta para reaver esses valores é uma atitude muito importante, porque ajuda no fluxo de caixa da sua empresa e ainda oferece uma solução aos seus clientes com dificuldades para que eles não fiquem passando por sufoco.

Sobre esta última dica, é fundamental ressaltar que todo o trabalho de cobrança precisa ser feito com muito profissionalismo e tato. Por ser um assunto sensível, qualquer passo em falso pode colocar tudo a perder. O melhor mesmo é buscar por uma empresa com experiência nessa atividade para executá-la com mais domínio e eficácia.

Equilibrar as contas para o ano novo exige conhecimento

Falar que existe a necessidade de planejamento para aproveitar bem as sazonalidades ou desenvolver qualquer ação na sua empresa pode até ser “chover no molhado”, como diz o ditado, mas a gente sabe que, na correria do dia a dia, às vezes essa questão acaba passando despercebida, não é mesmo? É por isso que estamos aqui com esse alerta, especialmente se este momento atual já está causando dificuldades nas contas da sua empresa.

Por isso o conhecimento é tão importante. Entender como funcionam as datas sazonais, qual é a melhor forma de organizar o planejamento para esses períodos e quais são as soluções que podem ajudar na administração do caixa como forma de não deixar a peteca cair são cuidados valiosos para garantir crescimento e longevidade ao seu negócio.

Pensando nisso é que nós preparamos um e-book tratando exclusivamente dos custos sazonais. Ele pode funcionar como um guia poderoso para ajudá-lo no desafio de manter o caixa em ordem e aproveitar da forma mais eficaz os períodos do ano capazes de oferecer um lucro maior do que o habitual. Lembre-se: o conhecimento é a melhor ferramenta para garantir desenvolvimento e sucesso.

Clique no link abaixo e faça o download do material gratuitamente. Se surgir alguma dúvida, é só falar com a gente ou deixar um comentário abaixo. Estamos sempre prontos para atendê-lo!

Comente