Gestão

Confira quais são os benefícios de trabalhar com centros de custos

Por 25 de setembro de 2019dezembro 17th, 2019Sem comentários
Centros de custos

Centros de custos são fatias do orçamento da empresa destinadas às diferentes áreas dela. É um modelo que garante autonomia a cada setor ao mesmo tempo em que permite um controle melhor dos custos e despesas. Mas você sabe quais são os benefícios em trabalhar dentro dessa lógica? É o que vamos entender agora!

Por que trabalhar com centros de custos

Toda empresa que realiza um bom planejamento estratégico prevê, um ano antes, as demandas, as projeções e os objetivos do negócio no período seguinte. A questão-chave, porém, é que essa realidade muda diante da dinâmica do mercado. Clientes podem sair sem que outros entrem no lugar, alguma crise pode estourar ou, ao contrário, o volume de trabalho pode aumentar.

 

Assim, não é raro que muitos tirem do radar o horizonte desenhado com antecedência para adequar as contas à realidade. Para organizar melhor os trabalhos, os centros de custos podem ser bem aproveitados, já que a responsabilidade por investimentos específicos fica a critério de cada setor.

 

Só para você ter um exemplo: imagine que a sua empresa previu um quadro de estabilidade na demanda de um ano para outro. Assim, o volume de produção, de vendas, de manutenção e de matéria-prima, conforme a projeção, deve se manter nos mesmos patamares já praticados. 

 

Só que, com o avançar do tempo, verificou-se uma melhora no mercado. Para atender adequadamente aos clientes, a produção cresceu, o que exigiu novos colaboradores, exigindo mais treinamento. As máquinas começaram a operar por mais tempo, o que exigiu mais manutenções e o custo com a compra de matéria-prima, naturalmente, também cresceu.

 

Numa situação assim, que promove empolgação, fica fácil extrapolar o orçamento contando com o dinheiro a mais que vai entrar e que não estava orçado. Entretanto, essa atitude não é a mais adequada. O melhor mesmo seria evitar que os custos e despesas tivessem que crescer tanto, porque isso ampliaria a margem de lucro.

 

Contudo, como é possível fazer frente ao aumento de demanda sem ter que direcionar mais dinheiro para as operações? Um caminho é implementar os centros de custos! Com eles, a empresa compartilha responsabilidades e delega aos setores da empresa a autonomia para gerenciar seus orçamentos. Dessa forma, o dinheiro fica mais controlado.

 

É claro que, no caso do exemplo que apresentamos, mais pedidos e mais clientes podem inflacionar os centros de custos. Mas mesmo assim é possível controlar de uma forma organizada. 

 

São três opções possíveis: em uma, o financeiro da empresa pode assumir alguns custos de maneira planejada como forma de auxiliar os setores. Outra é suplementar os centros de custos com uma pequena quantia a mais, considerando o cenário. E a terceira possibilidade é liberar mais dinheiro somente quando (e se) a situação apertar e não for possível fazer tudo com o que se tem disponível.

Como organizar os centros de custos

Para começar, você precisa entender como se classificam os centros de custos. Eles podem ser produtivos e não produtivos. Os primeiros estão relacionados às áreas ou projetos que produzem receita, como a produção e vendas. Ainda que elas também tenham despesas, são as que fazem o dinheiro entrar. Aqui, é importante que o resultado seja predominantemente positivo, de lucro.

 

Os não produtivos, por sua vez, não têm impacto direto nas receitas da empresa, apresentando apenas despesas na maioria das vezes, como o jurídico e o RH. Mas atenção: isso não significa que um centro de custos é mais importante que outro. Diferenciá-los ajuda apenas a saber o que esperar de cada um e como fazer o planejamento estratégico.

 

Após saber o que esperar de cada centro de custos, é hora de criá-los. Uma possibilidade é defini-los por projetos. Então, em uma fábrica de móveis, por exemplo, pode haver o centro de custos dos responsáveis para a fabricação das cadeiras, outro para as mesas e outro para os armários. A outra forma é organizar por áreas: o centro de custos do RH, do marketing e outro da produção.

 

A definição dos recursos que serão alocados para cada centro de custos deve constar no planejamento estratégico e decidido alguns meses antes do período em exercício. Quer dizer, em meados de outubro de um ano você planeja o ano seguinte a partir de janeiro. Os valores devem considerar as necessidades e responsabilidades do setor, que precisam obedecer regras estabelecidas.

 

Por exemplo: quais serão os custos do centro de custos e o que vai sair do financeiro da empresa, da conta geral? Essa pergunta é importante porque você pode determinar, por exemplo, que até salário dos colaboradores seja debitado do centro de custos para o qual ele foi contratado. 

 

Mas há também o cenário que o centro de custos financia apenas ações específicas, enquanto as responsabilidades estratégicas e operacionais ficam a cargo da gestão da empresa mesmo. As regras, portanto, vão depender do nível de responsabilidade que se pretende oferecer a cada área.

O centro de custos e a gestão financeira

Como você pôde perceber, definir centros de custos na empresa pode ser um recurso muito eficaz em favor da gestão financeira. Contudo, caso o seu negócio ainda esteja na fase de encontrar soluções para garantir estabilidade financeira, saiba que existem algumas ferramentas no mercado capazes de auxiliar nesse desafio.

 

Ajustar as contas é o primeiro passo para permitir que os centros de custos funcionem de maneira tranquila e eficaz. De nada adianta implementar essa lógica se a sua empresa tem dívidas grandes, opera quase sempre no aperto ou tem dificuldades de organizar as contas mesmo no modelo padrão de gestão.

 

O melhor, nesse caso, é colocar tudo em ordem e depois pensar em estratégias que qualifiquem a administração empresarial. Para isso, nós reunimos três soluções financeiras indispensáveis para o bom desenvolvimento da sua empresa em um e-book. Nele, você pode acessar informações ricas para estruturar a sua empresa da melhor maneira possível. Confira!

 

 

Como dissemos, depois que tudo estiver tranquilo, aí sim, considere aplicar a lógica de centro de custos. E mesmo que a sua empresa não esteja em um mau momento, vale conferir o e-book e repensar as estratégias de gestão. Afinal, nunca é demais trabalhar para solidificar os processos estabelecidos, não é mesmo?

Esperamos que as informações que trouxemos aqui tenham sido úteis para você. Em caso de dúvidas, fique à vontade para falar com a gente ou deixar o seu comentário no espaço abaixo. E não esqueça de compartilhar este artigo com seus colegas!

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