Meios Eletrônicos de Pagamento

Os benefícios do TEF para ter mais segurança na gestão do seu negócio

Por 1 de outubro de 2018outubro 11th, 2018Sem comentários

Oferecer um bom atendimento ao cliente é ter cuidado para que ele tenha a melhor experiência desde o momento em que entra na sua loja até quando ele vai embora com as compras finalizadas. Isso inclui os cuidados com a qualidade do produto, o bom atendimento e as facilidades de pagamento. Por isso, vamos apresentar os benefícios do TEF, uma das soluções que agilizam o recebimento dos pagamentos de forma prática e segura.

O TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) é um sistema que permite integrar as operações feitas a partir dos cartões com o software de automação do PDV (ponto de venda), possibilitando o contato direto entre o estabelecimento e os vários facilitadores de cartão de crédito (adquirentes). Assim, o TEF é conectado diretamente ao software de automação comercial e busca automaticamente as informações, como o valor da operação, sem que haja a necessidade de o atendente inserir esse dado.

Quer dizer, quando você faz uma compra e o valor dela aparece automaticamente na máquina, sem a necessidade de o atendente digitá-lo, é porque ali se usa o TEF! Trata-se de um recurso que confere mais segurança ao cliente e à sua empresa. E embora você possa pensar que o investimento não seja exatamente necessário, é importante, antes de qualquer decisão, considerar as práticas de consumo atuais, que exigem adaptação dos estabelecimentos para garantir o bem-estar e segurança dos clientes.

Há muito tempo o dinheiro deixou de ser a única ou a principal forma de pagar por algum produto ou serviço. O uso dos cartões de crédito e débito cresceu muito no Brasil e as previsões são de que este índice continue a crescer. Por essa razão, todo empreendimento deve estar preparado para o recebimento de cartões.

Por si só, os cartões magnéticos já oferecem mais facilidades em relação ao dinheiro, como segurança, agilidade e praticidade. Porém, é possível melhorar continuamente a experiência do cliente com o uso do TEF, uma ferramenta que facilita ainda mais o uso do cartão em estabelecimentos de qualquer porte e segmento.

Quais são os benefícios do TEF?

Além de mostrar ao cliente que você investe em facilidades de pagamento para melhor atendê-lo, um dos principais benefícios do TEF é evitar erros na cobrança ao inserir o valor da compra manualmente na máquina.

Se o erro não for notado durante a operação, essa falha pode causar prejuízos à loja e ao cliente e descontentamento para ele. No caso de haver a necessidade de estornar e refazer a operação, o atendimento ficará mais demorado, gerando irritação nos outros clientes que, eventualmente, podem estar esperando para serem atendidos e não têm nada a ver com o problema. Por isso, um dos grandes benefícios do TEF é automatizar o preenchimento do valor correto da venda.

O sistema do TEF também emite relatórios que facilitam o gerenciamento de informações relacionadas às operações do estabelecimento, disponibilizando dados que dão suporte à verificação de estoque e volume de vendas, por exemplo.

A partir das informações disponibilizadas, também é possível evitar fraudes e erros, seja por parte dos funcionários, seja em relação ao repasse dos recursos pelas operadoras dos cartões.

Por que usar o TEF?

Todos esses benefícios do TEF não apenas oferecem uma melhor experiência ao cliente, o que por si só já valeria o investimento, como também são capazes de otimizar o gerenciamento e controle das informações relacionadas às transações da empresa, por seu PDV estar ligado diretamente ao meio de captura das compras com cartão.

Vale salientar que, em alguns locais e condições, o uso do TEF é obrigatório. No estado de São Paulo, por exemplo, os empreendimentos que são obrigados a utilizar o ECF (Emissor de Cupom Fiscal) também são orientados a integrá-lo com o sistema TEF. Por isso, consulte a legislação do seu local de atuação para saber mais!

E então, ficou mais fácil entender o que é o TEF e quais são as suas vantagens para o seu negócio? Entre as máquinas oferecidas pela ValoremPay, temos também um modelo com o sistema TEF. Por isso, caso tenha restado alguma dúvida ou se, simplesmente, você quiser conhecer nossas soluções, entre em contato que nossos especialistas podem explicar em detalhes!

Aqui na ValoremPay estamos sempre à disposição para conversar! Além disso, você também pode acessar o nosso site e conhecer os diferenciais que temos para você gerenciar os pagamentos do seu negócio com mais eficácia. Se preferir, deixe a sua mensagem no espaço abaixo!

Comente