Antecipação de recebíveis

Veja por que a antecipação de recebíveis é um bom negócio para todos

Por 20 de janeiro de 2020janeiro 22nd, 2021Sem comentários
Antecipação de recebíveis

O início de ano é perfeito para planejar novas ações e dar um gás a mais nos investimentos para esse novo período. Mas e quando falta dinheiro? Uma opção que traz bons resultados e não compromete todo o seu planejamento financeiro é a antecipação de recebíveis, uma alternativa que auxilia tanto você quanto os seus parceiros!

O que é antecipação de recebíveis

Imagine que você queira começar o ano aumentando a produção a fim de atender novos clientes e, para isso, necessita de uma nova máquina capaz de produzir duas vezes mais. O problema é que, ao analisar as condições financeiras da empresa, você nota que se fizer esse investimento agora, pode acabar ficando sem dinheiro para custear as despesas do negócio.

Nesse tipo de situação, muitos empreendedores poderiam realizar um empréstimo ou financiamento e arcar com as taxas de juros e com a obrigação de devolver o dinheiro de acordo com o prazo combinado com a instituição financeira. É justamente por causa desses fatores que a antecipação de recebíveis acaba sendo mais viável na maioria das vezes.

Ao antecipar recebíveis, você utiliza um dinheiro que já é seu, mas que você receberia em um prazo maior. Funciona assim: uma instituição financeira habilitada para fazer esse serviço, como a Valorem, compra os títulos das suas vendas a prazo e, após uma avaliação, disponibiliza o valor referente a eles de uma só vez para você.

Assim, você recebe um dinheiro que já é da sua empresa, mas com o imediatismo que precisa para fazer um investimento ou outra ação. O melhor é que você não precisa se preocupar em devolver o dinheiro para as instituições. Depois de quitados os títulos, o dinheiro é enviado diretamente para a instituição financeira responsável e você deixa de complicar as suas finanças.

Com a antecipação de recebíveis você ainda evita os juros altos que são comuns nos empréstimos. Aqui na Valorem, inclusive, você não paga nem mesmo o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e também não há cobrança de juros pela transação. De qualquer forma, sempre observe todas as condições ao contratar esse tipo de serviço.

Benefícios também para os seus fornecedores

Além da sua empresa, seus parceiros também podem ter vantagens com a antecipação de recebíveis para a cadeia de fornecedores, em que as duas partes ganham. Vamos supor que você conseguiu comprar a máquina que precisava e aceitou um grande pedido. O problema é que, diante da necessidade de tanta matéria-prima, agora é o seu fornecedor que não tem recursos para atender a demanda.

Em vez de procurar outro fornecedor desconhecido ou decepcionar o cliente ao não atender o novo pedido, você pode entrar em contato com uma instituição financeira e solicitar uma antecipação de recebíveis para o seu fornecedor. Nesse caso, ela se encarrega de oferecer o dinheiro necessário ao seu parceiro, como se você estivesse comprando à vista.

Dessa forma, ele consegue entregar a matéria-prima a tempo de você atender o pedido do cliente, o que é um bom negócio para todos! E o melhor é que todo esse processo ocorre sem burocracia, já que, ao fazer a primeira antecipação, a sua empresa já tem o crédito validado com a instituição, sem a necessidade de analisar os riscos novamente.

Interessante, não é? Acesse o nosso site e descubra mais benefícios dessas duas modalidades de antecipação de recebíveis! E se você tiver mais alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário aqui embaixo para conversarmos melhor!

 

Comente