Antecipação de recebíveis

Antecipação de recebíveis: solução para fluxo de caixa antes do carnaval

Por 16 de fevereiro de 2017setembro 27th, 2019Sem comentários

A antecipação de recebíveis pode ser a solução para fluxo de caixa ideal nesta época do ano em que as empresas estão ainda aquecendo os motores para o ano. Às vezes é até complicado de entender aquela crença de que o ano começa só depois do carnaval, não é mesmo? Afinal, as empresas permanecem atuando com dedicação desde o primeiro dia do ano, mas parece que o consumo ― que impulsiona a indústria e reflete nos serviços ― só vai fazer parte da agenda dos brasileiros, realmente, após a folia.

Daí não tem jeito. Por mais que as vendas, talvez, estejam mais tímidas, toda empresa tem contas para pagar, investimentos para fazer, folha para honrar, impostos para deixar em dia e novos projetos para serem tocados. Até porque não dá para ficar parado num mundo tão dinâmico e diante de uma concorrência tão acirrada!

Portanto, se seu caixa segue aquele ditado de que o ano só começa depois do carnaval, antecipe seus recebíveis! Certamente a sua empresa tem algum valor a ser recebido referente a vendas feitas em novembro, dezembro e até antes. Ou mesmo daquelas concretizadas mais recentemente. O fato é que todo dinheiro é bem-vindo para manter a engrenagem funcionando e, assim, fazer a sua empresa crescer.

Mas é só o carnaval que deixa a economia lenta?

Para quem acredita que essa máxima sobre a movimentação da economia é alguma espécie de mito, tem alguns fatores que são inclusive mais relevantes para entender esse momento de menor atividade, não apenas o carnaval. A divulgação do desempenho da economia nacional (PIB), por exemplo, ocorre apenas em meados de março. Só então os empreendedores começam a definir estratégias comerciais mais agressivas, levando em consideração as expectativas dos indicadores econômicos a partir do movimento do mercado em traçar previsões mais realistas e certeiras em relação ao ano corrente.

Os custos trabalhistas inevitáveis do fim de ano anterior também são um fator relevante para que muitos diminuam o volume de investimentos nos primeiros meses, além de alguns impostos, como IPTU e IPVA, que, em algumas ocasiões, oneram de forma bastante expressiva algumas empresas. Um exemplo são as que atuam com logística e que têm frota própria.

Diante desses fatores, fica evidente que questões maiores incentivam a uma marcha mais lenta no início do ano. Ainda que o seu negócio não sinta fortemente o impacto desse momento, é muito importante ficar atento e se antecipar a qualquer sinal de descontrole no fluxo de caixa. Novamente: é exatamente para isso que a antecipação de recebíveis se coloca como solução viável e concreta.

Por que a antecipação de recebíveis é a solução para fluxo de caixa

A antecipação de recebíveis é uma solução financeira que adianta à vista um dinheiro que a empresa receberia apenas a prazo. Trata-se de uma alternativa segura e inteligente de organizar as finanças sem precisar recorrer a empréstimos, o que se configura como um diferencial incrível, uma vez que, no caso da antecipação, o valor a receber é da empresa: ela apenas está usando um recurso para ter acesso a esse montante antes do prazo oferecido ao cliente. O empréstimo, ao contrário, cria um novo custo a ser acrescentado às despesas mensais.

Por isso, nas épocas em que a demanda esfria um pouco, buscar essa alternativa evita que problemas mais urgentes possam ocorrer, como um desequilíbrio das contas, atraso nos pagamentos, redução dos investimentos e desentendimentos com fornecedores, tão essenciais para a manutenção da qualidade daquilo que você oferece.

Se ainda restou qualquer dúvida a respeito deste assunto, fale com a gente ou deixe seu comentário no espaço abaixo. Aproveitamos para indicar um e-book gratuito e exclusivo sobre este assunto, um material bem completo para você entender definitivamente esta solução.

Comente