Antecipação de recebíveis

Entenda como funciona a antecipação de recebíveis para a cadeia de fornecedores

Por 26 de março de 2018setembro 27th, 2019Sem comentários

Vamos imaginar a seguinte situação: a sua empresa recebe um pedido muito bom de um cliente importante. Ao consultar seu fornecedor de confiança, porém, ele sinaliza que não tem matéria-prima suficiente para atender à sua solicitação e nem recursos para comprá-la na quantidade que você precisa. Como você ainda não fechou a venda, também não tem dinheiro em caixa suficiente para fazer um pagamento antecipado e resolver essa questão. O que fazer neste caso? Perder a venda ou trocar o fornecedor? Para não precisar escolher entre uma atitude ou outra, o melhor é contar com a antecipação de recebíveis para a cadeia de fornecedores.

Por meio dessa alternativa, o dilema se resolve da seguinte maneira: a sua empresa busca uma financeira que faz a antecipação do pagamento ao fornecedor. Ou seja, o valor que você pagaria pela matéria-prima é antecipado, como se a compra dos recursos para a sua produção fosse feita à vista. Assim, quando o dinheiro pela venda da mercadoria entrar no caixa, acerta-se tudo com a financeira.

É uma solução benéfica para todos. O fornecedor tem o pagamento garantido e os recursos necessários para assegurar a sua matéria-prima. A sua empresa consegue atender à demanda e o seu cliente recebe o que pediu. Mas há muito mais vantagens ainda, vamos conferir?

Benefícios da antecipação de recebíveis para a cadeia de fornecedores

O primeiro grande benefício da antecipação de recebíveis para a cadeia de fornecedores é que a utilização dela representa um amadurecimento muito importante na relação de cliente e fornecedor. Afinal, é o cliente quem encontra uma solução para que o fornecedor realize o seu trabalho dentro dos prazos necessários para garantir a agilidade dos processos. Logicamente que o interesse é mútuo, mas, em resumo, a solução impede que a produção das duas partes seja paralisada ou prejudicada por conta da falta de recursos na cadeia produtiva.

Assim, a sua empresa não precisa deixar de fazer negócio com um bom fornecedor só porque ele não tem uma linha de crédito própria. A falta de capacidade de pagar antecipadamente também deixa de ser um empecilho durante a negociação dos preços da matéria-prima. Como a operação garante pagamento à vista, no ato da entrega dos pedidos, fica mais fácil fazer este acordo, o que acaba sendo bom para quem fornece, que recebe de uma vez, e para quem compra, porque tem margem para barganhar.

No fim das contas, a empresa que acionou essa modalidade de crédito deve acertar com a financeira que agilizou o trâmite, e isso pode ser feito com um prazo totalmente negociável, o que facilita a gestão financeira e contribui para a organização dos processos. Além de tudo isso, a operação não consome crédito bancário, não aparece no Banco Central e tem alta liquidez.

Conheça a solução da Valorem

A Valorem oferece a antecipação de recebíveis para a cadeia de fornecedores no seu portfólio de produtos. Quem busca essa solução com a gente tem a segurança de ter os recursos administrados por uma empresa reconhecida no mercado por sua atuação em investimentos e antecipação de recebíveis.

E esta solução não deixa de ser uma antecipação de recebíveis, embora se aplique para quem fornece e não para quem vende o produto final. Por isso, a segurança do procedimento é garantida e o atendimento tem a marca de uma empresa avaliada positivamente por 99% dos clientes.

Se você tem alguma dúvida sobre este produto, fale com a gente! Explicaremos em detalhes como ele pode contribuir para o dia a dia na sua empresa. Se preferir, você pode deixar a sua mensagem no espaço abaixo.

Comente