Antecipação de recebíveis

Antecipação de recebíveis é bom para a empresa?

Por 19 de março de 2020janeiro 22nd, 2021Sem comentários
Antecipação de recebíveis é bom?

Antecipação de recebíveis é bom para a empresa? Essa pergunta com certeza já passou pela cabeça de muitos empresários e talvez até tenham colocado essa dúvida na sua, não é verdade? Essa, de fato, é uma solução que pode trazer benefícios para o seu negócio, mas para saber se ela será mesmo positiva e não ter medo de utilizá-la, o melhor é conhecê-la bem. Por isso, a antecipação de recebíveis é o assunto do nosso artigo de hoje!

O que é antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma solução financeira utilizada para adiantar um dinheiro que já é da sua empresa, mas que ela receberia em um prazo maior. Para entender como isso funciona na prática, imagine que a sua empresa recebeu um grande pedido de um cliente e entregá-lo no prazo correto é estratégico para a parceria entre as duas partes.

O problema é que, ao avaliar o seu estoque de matéria-prima, você nota que não tem todos os materiais para fabricar os produtos na quantidade necessária e, além disso, também não conta com recursos em caixa para fazer uma nova compra. Tudo isso coloca em risco a entrega do seu pedido. E, então, o que fazer?

É verdade que uma das primeiras alternativas que viriam à tona para que você não perdesse essa importante oportunidade seria fazer um empréstimo. Trata-se, de fato, de uma prática muito comum nesses casos. Porém, as taxas e juros altos acabam sendo um ponto negativo dessa estratégia, o que acaba fazendo com que ela não seja muito atrativa.

Nesse sentido, a antecipação de recebíveis pode ser uma alternativa mais viável, uma vez que você recebe um dinheiro que já é seu, mas que seria pago em um prazo maior. Com a antecipação, uma instituição financeira habilitada para esse serviço compra os títulos das suas vendas e prazo e disponibiliza o valor deles de uma só vez pra você, em um prazo muito menor.

Vamos supor que você entregou cinco grandes pedidos neste mês, mas só receberia o valor integral deles daqui a três meses, uma vez que as vendas foram feitas a prazo. Esse dinheiro já é seu, só que você o receberia só mais tarde. Com a antecipação, você apenas adianta esse recebimento, sem se preocupar em devolvê-lo, como nos empréstimos, já que os recursos são da sua empresa.

Mas, afinal, antecipação de recebíveis é bom para a empresa?

Para saber se antecipação de recebíveis é bom para o seu negócio, é preciso avaliar alguns aspectos. O primeiro é em relação às condições que a instituição financeira oferece para a contratação desse tipo de serviço. Aqui na Valorem, por exemplo, você não paga juros pela transação e nem mesmo o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), um diferencial importante.

No entanto, isso não ocorre em todas as entidades que oferecem a antecipação, o que pode tornar esse serviço menos estratégico para o seu empreendimento. Por esse motivo, o ideal é analisar todas as condições e o valor da taxa de deságio em diferentes instituições para garantir que essa será a alternativa mais viável para a sua empresa e assegurar que você tenha mais benefícios ao contratá-la.

Outro ponto determinante para garantir que essa solução seja eficiente para o seu negócio é ter um bom controle financeiro. A antecipação de recebíveis não deve se tornar rotina, mas sim ser usada estrategicamente quando você necessitar. Quando a contratação dela é recorrente, você pode colocar em risco o planejamento e o controle das suas finanças. Por isso, é necessário ter cuidado.

Por fim, é necessário avaliar o uso desses recursos. Para atender a uma necessidade pontual e também para injetar dinheiro no seu fluxo de caixa, contar com antecipação de recebíveis é bom. Agora, para fazer investimentos ou comprar um novo equipamento, por exemplo, é melhor recorrer a outras modalidades de crédito.

E então, antecipação de recebíveis é bom para a sua empresa? Se você gostou dessa solução e acha que ela pode ser útil para o seu negócio, acesse o nosso site e conheça melhor esse serviço ou entre em contato conosco! Nós estamos à disposição para ajudar você!

 

Comente