Análise de crédito

Análise de crédito e risco: saiba o que é e quais os benefícios dessa solução

Por 11 de abril de 2019dezembro 17th, 2019Sem comentários
Análise de crédito e risco

Análise de crédito e risco é uma solução financeira que procura investigar a capacidade de uma pessoa ou empresa de pagar pela compra de um produto ou pela prestação de algum serviço. E mesmo que a pessoa ou empresa analisada se mostre com condições de saldar a dívida que quer contrair, a avaliação do risco verifica se o histórico do comportamento dela no mercado é bom.

Quer dizer, é um trabalho complexo e completo para evitar a inadimplência. Quando bem realizado, é capaz de evitar que uma prestadora de serviços ou fornecedora de produtos tenha problemas de caixa com o desfalque dado por algum cliente por não pagamento.

Do ponto de vista da relação entre pessoas jurídicas, a solução é indispensável para garantir que o potencial cliente esteja em sintonia com as práticas da empresa com quem ele vai negociar. É com base nessa perspectiva, de uma relação empresa-empresa, que vamos esclarecer este termo para você neste artigo.

Como é feita a análise de crédito e risco

A análise de crédito e risco precisa ser feita por pessoas qualificadas e especializadas por meio de recursos específicos. Normalmente é realizada por empresas que contratam os serviços de uma base de dados. A mais conhecida base de dados no Brasil é a da Serasa Experian. Por meio dela, é possível verificar as informações de crédito de pessoas e empresas.

Acessando essa base de dados, primeiramente é feita a análise de risco. Esse trabalho envolve a verificação de eventuais pendências no mercado, descarte da possibilidade de liminares, cobranças judiciais ou processos consequentes de inadimplência. O histórico da empresa no mercado também é visualizado, de modo a saber se negociar com ela é tranquilo.

Eliminando os riscos que possam existir no relacionamento comercial com este cliente, avalia-se a capacidade de pagamento que ele tem. Afinal, a empresa pode até ter um ótimo histórico, mas talvez esteja passando, mesmo sem saber, por um momento delicado.

Desse modo, observa-se o mercado em que esse potencial cliente atua, quais são os seus clientes e como eles se comportam no relacionamento com outras empresas e clientes, como é a aceitação dos produtos ou serviços e, a partir disso, estima-se a situação da saúde financeira da empresa analisada.

Tudo isso gera um relatório matemático que resulta no score dessa empresa. Trata-se de uma espécie de nota dada a quem passa por esse processo. Se o score é baixo, significa que negociar pode ser arriscado. Se é médio, há possibilidade de inadimplência, mas, em geral, não é tão grave. A decisão por fechar contrato ou não, neste caso, pode ficar com quem pediu a análise.

Agora, se o score for alto, tudo indica que esse relacionamento comercial pode ser positivo e duradouro. Neste caso, é só seguir com as tratativas e fazer o acompanhamento desse cliente para manter a segurança da sua empresa.

Quem deve buscar a análise de crédito e risco

Todas as empresas deveriam buscar a análise de crédito e risco antes de interagir com qualquer cliente. Esta é uma atitude prudente e inteligente de quem quer evitar incomodações futuras. Por mais que seja necessário investir para ter acesso a este serviço, ele é menor do que as incomodações e os prejuízos de uma inadimplência.

Até porque, quando um cliente não paga na data estabelecida, receber em qualquer dia depois do vencimento vai representar uma perda financeira em relação à data que se previa o recebimento dos recursos. O melhor, então, para a qualidade da gestão financeira da sua empresa, é se cercar de cuidados para que esse tipo de prejuízo não ocorra.

Quando buscar a análise de crédito e risco

A análise de crédito e risco deve ser buscada sempre antes de fechar com um novo contrato ou quando algum cliente já ativo decidir expandir o relacionamento comercial.

Antes de um novo contrato é compreensível: você não conhece aquela empresa, não sabe como ela se comporta no mercado e não tem como ter certeza da capacidade de pagamento dela. Porém, em relação aos clientes já ativos, pode ser necessário justificarmos.

Por mais que seja alguém com quem o seu negócio já interage, e mesmo que o histórico seja positivo, é sempre bom ter cautela. Como já dissemos, pode ser que nem mesmo ele saiba que pode ter dificuldades. Às vezes, observando de fora, percebe-se situações que o próprio cliente não visualiza em relação ao negócio dele.

É o caso de uma dificuldade no setor de atuação dele, a chegada de novos concorrentes ou uma mudança no comportamento do consumidor, capaz de afetá-lo diretamente. Quer dizer, oferecer outros produtos e serviços ou uma maior quantidade do que ele já compra exige uma nova análise porque a este cliente também será necessário desembolsar mais dinheiro para lhe pagar.

Com quem contratar uma análise de crédito e risco

Com a Valorem, claro! Por oferecer antecipação de recebíveis, naturalmente já realizamos análise de crédito e risco para nossas próprias operações internas. Assim, conseguimos garantir a segurança dos investimentos que oferecemos com a compra desses títulos de dívidas. A qualidade do nosso negócio e do que oferecemos depende essencialmente deste trabalho.

A análise de crédito e risco que oferecemos aos nossos clientes tem a mesma qualidade da que fazemos para nós mesmos. É o mesmo nível de precisão, os mesmos cuidados, a mesma infraestrutura de investigação e os mesmos profissionais. Desse modo, podemos assegurar a máxima eficácia na oferta desse trabalho.

Portanto, se você quer ter acesso à melhor análise de crédito e risco, fale com a gente! Para entender com ainda mais detalhes essa solução, faça o download gratuito do e-book que desenvolvemos sobre este assunto. Se ainda assim restar alguma dúvida, deixe o seu comentário logo abaixo. Estamos sempre à disposição para auxiliar você!

 

Comente