Análise de crédito

Análise de crédito e risco: mais segurança nos contratos de fim do ano

Por 20 de novembro de 2017setembro 27th, 2019Sem comentários

O fim do ano costuma ser bastante lucrativo para muitas empresas. Neste período normalmente ocorre um aumento na demanda, o que exige um planejamento e uma preparação anteriores para se ter os recursos e a estrutura necessária e, assim, poder aproveitar todas as oportunidades de forma segura. Paralelamente a isso, existe um outro fator que precisa ser considerado pelos gestores: com quem você está fechando negócio. Embora ter esse conhecimento seja de extrema importância, é comum que, na ânsia por aumentar as receitas, não se analise com cuidado se os parceiros comerciais são realmente sólidos, o que pode trazer problemas futuros. Essa dúvida pode ser solucionada com uma boa análise de crédito e risco.

Como já explicamos aqui no blog, esse serviço vai ajudá-lo a descobrir se os novos parceiros de negócio realmente vão ser bons aliados na obtenção de resultados positivos, o que envolve ter um método de trabalho condizente com o seu, um entendimento de como os processos funcionam e uma política empresarial alinhada à sua. Em outras palavras, a análise de crédito e risco visa confirmar se o perfil da empresa com quem se está negociando é favorável ao desenvolvimento do seu negócio. Essas compatibilidades são essenciais quando há um grande aumento na demanda, como nos períodos sazonais.

No fim do ano, por exemplo, há um aquecimento natural do mercado por conta das festividades que beneficia não apenas o comércio em si, mas também as indústrias e o setor de serviços. Com a demanda e o trabalho intensos, muitas vezes os gestores não percebem a importância de se fazer uma avaliação prévia antes de novos contratos para conhecer melhor o potencial cliente e ter mais segurança nas negociações feitas com ele. E isso é a base de um bom negócio, pois mais importante do que ter muitos, é ter bons clientes, como fala aquela antiga premissa de que qualidade é melhor que quantidade.

Como a análise de crédito e risco é realizada

Mas a análise de crédito e risco funciona exatamente como nessas situações? Vamos explicar isso a partir de um exemplo prático. Como bem sabemos, o comércio precisa se preparar com antecedência para dar conta do mercado do fim do ano. Por isso, buscam fornecedores para suas lojas alguns meses antes para terem o estoque necessário. Considerando essa realidade, imaginemos uma loja que entra em contato com uma fábrica de calçados para comprar a mercadoria de que precisa. Como a indústria ainda não havia trabalhado com a loja, não a conhecia o suficiente para saber se seria ou não uma boa parceira.

Para resolver a questão, a fabricante contrata um serviço de análise de crédito e risco, com o objetivo de avaliar o posicionamento dessa loja no mercado, investigando se ela é uma boa pagadora, se cumpre com os acordos firmados e se realmente tem a capacidade de contribuir para os resultados positivos da indústria. Além disso, também é avaliado como é o método de trabalho desse possível novo cliente. Isso obviamente é feito por uma equipe de profissionais que avalia todos os aspectos necessários para garantir que se trata de um bom negócio.

Mas não é apenas para clientes novos que a análise de crédito e risco é utilizada. Ela também é essencial para avaliar clientes que desejam incrementar os pedidos, seja solicitando novos produtos do seu portfólio, seja aumentando o volume daquilo que já é comprado costumeiramente. É o que aconteceria caso a loja do nosso exemplo já fosse cliente e desejasse apenas comprar acessórios para calçados além dos sapatos em si ou quisesse aumentar a quantidade dos modelos que já estão em pedidos anteriores, o que é bem comum nesses períodos sazonais.

As vantagens da análise de crédito e risco no fim do ano

Antes de falarmos sobre as vantagens em si, é preciso ressaltar que análise de crédito e risco não é um luxo, ou seja, não se trata de um serviço desnecessário. É, na verdade, uma atividade estratégica para toda empresa devido à segurança que proporciona às negociações e isso é essencial nos períodos de sazonalidade, como o fim do ano. Afinal, de adianta fechar várias vendas se, no futuro, você tem que lidar com inadimplência ou outros problemas? Isso pode ser bastante prejudicial para sua empresa, concorda?

É por esta razão que este serviço pode fazer toda a diferença na sua rotina, proporcionando a segurança que temos ressaltado ao longo do texto, construindo parcerias fortes e produtivas, gerando resultados consistentes e aumentando as chances de sua empresa crescer de modo sustentável. Como consequência, as oportunidades que surgem com o aquecimento do mercado no fim do ano podem ser aproveitadas da melhor forma. Por isso, não hesite na hora de buscar especialistas para fazer a análise de crédito e risco para sua empresa.

A Valorem, por exemplo, tem uma equipe preparada para atender a demandas de empresas que atuam em diferentes segmentos, sempre focando o trabalho na realidade e nas necessidades dos nossos clientes. Entre em contato com nossa equipe e descubra já como podemos ajudá-lo. E, para entender melhor sobre o tema, baixa nosso e-book gratuitamente!

Comente